Objetivando atingir as metas propostas pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes, realiza nesta segunda-feira (30/11) e na terça (01/12), um momento de integração com profissionais e coordenadores dos CRAS, membros da Secretaria Municipal de Educação – Semed e do INSS. As equipes traçarão planos de acompanhamento e garantia de direitos das famílias com membros beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC.
Darlene Rocha, gerente de vigilância e proteção social da Semdes, comentou sobre o encontro. “O MDS lança para os municípios brasileiros o Pacto de Aprimoramento da Gestão Municipal. O pacto que desenvolver em quatro anos metas e prioridades em acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF (Idosos e pessoas com deficiência física) e a inclusão dessas pessoas no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico. O município precisa atender essas metas até 2017”, explicou.
Os encontros são realizados na sede do CRAS CSU. No primeiro dia, uma mesa redonda formada por membros da Proteção Social Básica; Coordenadores do CadÚnico; representantes da Semed; Assistente Social e estagiária de Serviço Social da Semdes debateram os desafios da intersetorialidade para a efetivação do acompanhamento e garantia dos direitos das famílias com membros beneficiários do BPC. A articuladora do Selo Unicef – Timon, Alexandra Morais, apresentou os indicadores do selo, relacionados ao benefício da Prestação Continuada.
Nesta terça (01) a programação continua com dinâmicas de acolhimento; oficina com o tema: “Estratégia de ação para o cumprimento das metas do Pacto de Aprimoramento da Gestão Municipal”; em seguida acontecerá a apresentação dos resultados do encontro.