A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) participou da 6º edição do Todos por Timon, nesta sexta-feira (27.11) sempre levando para mais perto da população os serviços que são oferecidos diariamente. Dessa vez os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila João Reis e Marimar estiveram à frente dos atendimentos.
A Casa de Guarumã que assiste meninas vítimas de abuso sexual participou pela primeira vez e divulgou os serviços que têm hoje a disposição. Os jovens Kathelly Larrisa de 13 anos e Jeová Fernandes de 12, são alunos da oficina de pintura do PETI e aproveitaram a ocasião para demonstrar e divulgar um pouco do que é produzido por eles nas aulas. “Fazemos pintura em cerâmica, telha, madeira e tecido – materiais fáceis de encontrar. Materiais que eles estão acostumados a ver e que com um pouco de criatividade podem se transformar em belos objetos de decoração” – explica a oficineira, Rosa Paz. A turma já tem 14 alunos.
O serviço mais procurado foi a emissão da carteira passe livre para idosos e deficientes – que marcaram presença e, em breve, devem receber o documento. O senhor Hugo Rodrigues, 68 anos, só foi atrás do benefício agora. “Demorei muito pra tirar minha carteira porque fica longe de onde eu moro. E até hoje pago transporte, gosto muito de viajar aqui no Maranhão, Piauí e agora com o passe, quero ir a Brasília” – comemora. O passe intermunicipal e interestadual é direito a partir dos 60 anos de idade e também para as pessoas com deficiência em qualquer idade.
“ Muitos idosos não têm o passe porque desconhece seus direitos. É muita falta de informação mesmo. E a maioria não tem quem possa acompanhar para ir ao CRAS ou a SEMDES para dar entrada nos papéis. Por isso, que eles aproveitam essas situações para conseguir o benefício” – explica a orientadora social, Vilma Rodrigues. Após a liberação os idosos que não possuem telefone ou que residem na zona rural recebem o cartão em casa. Os outros podem recolher no CRAS do seu bairro ou região.Outros serviços também foram oferecidos como atualização e cadastro no Bolsa Família e orientações sobre os serviços da assistência social básica e especial.