Com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre os perigos do câncer de próstata e pênis, que atinge homens com idade próxima ou maior de 40 anos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), vem realizando diversas atividades alusivas à campanha do Novembro Azul, que tem por objetivo despertar no homem a necessidade de realizar o exame preventivo, principalmente o exame clínico da próstata.
Desde o início desta semana, profissionais de saúde das Equipes 31, 12, 02, 10 e 16 da ESF, lotadas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros São Benedito, São Francisco, Vila Bandeirantes, Mutirão e Pedro Pratício, respectivamente, reuniram os homens para orientar sobre a importância dos cuidados da saúde e prevenção das várias formas de câncer. Na ESF 31 e 12, a ação contou com o apoio dos acadêmicos de psicologia da Faculdade Santo Agostinho.
Na oportunidade de cada mobilização, são oferecidas palestras educativas sobre o tema, solicitação de PSA (Antígeno Prostático Específico), além de atendimentos específicos voltados ao público masculino.
“A ideia das ações em cada unidade é intensificar a campanha Novembro Azul, que busca conscientizar os homens sobre a importância do exame preventivo”, disse Lúsia Luz, coordenadora da Estratégia Saúde da Família em Timon.