A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) vai levar ao Todos por Timon, nesta sexta-feira (27/11), os serviços mais procurados pela população, tais como: atualização e inscrição para o Bolsa Família, recadastramento, passe livre municipal e interestadual para pessoas com deficiência e idosos, além de levar informações sobre os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).
O intuito é facilitar o acesso aos serviços e informações e incluir famílias que ainda não são beneficiárias dos programas sociais aos quais têm direito. Desta vez, a equipe do CRAS do Parque União fará o atendimento. Este CRAS é responsável por referenciar 3.036 famílias, que residem nos bairros Bela Vista, Guarita, Parque São Francisco, São Francisco, Parque Piauí I e II, Loteamento Boa Vista, Sucupira e Conjunto Palestina. Inclusive, abrangendo também zona rural, desde São José dos Cacetes, Mata Pastos Tamanduá, Pedra Amolar.
Um dos equipamentos da SEMDES que é destaque na região da Rua 100 é o Espaço Conviver. Lá, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos têm acesso a diversas oficinas, entre elas: capoeira, ballet, artesanato, música. A coordenadora do Espaço Conviver, Maraiza Galiza, explica que essa ação da SEMDES trabalha no fortalecimento de vínculos. “O nosso trabalho é acolher as pessoas e procurar fortalecer os vínculos rompidos, e a vinda desse Todos por Timon só vem a agregar mais ao nosso trabalho, pois essa comunidade é muito carente, e as ações da Prefeitura aqui são muito bem-vindas”.
A comunidade da Rua 100 é assistida pelo CRAS, que desenvolve serviços de proteção e atendimento integral à família, concessão de benefícios sócio assistenciais, concessão de passe livre federal e municipal para idosos e deficientes, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, cursos profissionalizantes e qualificação profissional para jovens e adultos, e outros. Todos relativos à melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Mesmo com a divulgação constante dos programas sociais, muitos cidadãos ainda desconhecem seus direitos. No Todos por Timon, desenvolvemos trabalho de inclusão social, mas principalmente do fortalecimento dos direitos da população” – Meirielle Sá, diretora administrativa da SEMDES.