• Portal da Transparência

26 de novembro de 2015

CRAS CSU tem dia em alusão ao Novembro Azul

O público assistiu a uma palestra educativa sobre prevenção e combate ao câncer de próstata

20151125_093323

Foi realizada nesta quarta-feira (25/11), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro São Marcos ou CSU, uma manhã de serviços para cuidar da saúde do homem, em alusão ao Novembro Azul. Graças à parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (SEMDES), o público assistiu a uma palestra educativa sobre prevenção e combate ao câncer de próstata. Houve ainda distribuição de informativos e preservativos, teste de HIV, vacinas e marcação de consultas.

 

“Já esperávamos um público menor do que o do outubro rosa, como sabemos os homens têm resistência, não gostam de ir ao médico para consultas, nem exames. Mas sabemos que os que estão presentes serão divulgadores de informação” – constata a Coordenadora do CRAS, Ana Caldas. O CRAS realizou recrutamento na sua área de abrangência e convidou também os horticultores que têm suas hortas no próprio CRAS.

20151125_092847

“A partir dos 45 anos, a probabilidade de incidência do câncer de próstata é maior. No entanto, isso não significa que os homens mais jovens estejam completamente livres de ter a doença, pois o estilo de vida de cada pessoa pode influenciar e trazer consequências maléficas precoces ao organismo”, explicou Rojânia Linhares – Coordenadora da DANT’S (Doenças e Agravos não Transmissíveis).

 

Noventa por cento do prognóstico é dado através do exame clínico, ou retal. Ou seja, é através dele que o médico poderá constatar ou não a presença da doença. O exame de PSA serve como indicador, ele não é específico e não pode ser levado em consideração sozinho. De acordo com a enfermeira Suely Martins, entre 2014 e 2015, foram constatados em Timon alguns casos de câncer de pênis, que apesar de poucos, já devem servir como alerta para a população. Nesse caso, a higiene pessoal é um fator importante.

20151125_085804

“Essa é uma doença perigosa, que mata vários homens. Quando está no começo, a gente não percebe; quando avança, a gente acorda várias vezes para ir ao banheiro e tem dificuldade de urinar. O meu caso descobri em 2003, quando fui me consultar para tratar do colesterol. Um dia o médico disse pra mim que eu devia fazer o exame, perguntou se eu já tinha feito e eu disse que não. Aí ele percebeu que a próstata estava anormal e fiz a cirurgia a laser. Era um tumor benigno, fiz dieta e monitoração” – relata o senhor José Maria Ribeiro, 65 anos, e que já teve complicações com a próstata.

 

O Novembro Azul serve para relembrar que, pelo menos anualmente, os homens devem ir ao médico. É uma data mundial e que tem como principal objetivo prevenir e detectar o câncer de próstata.

20151125_085308

Últimas Notícias





Siga a prefeitura