Foi encerrada, na última semana, uma oficina voltada para os profissionais especializados na área de saúde mental. Assim, especialistas dos CAPS (Adulto, Álcool e Droga e Infantil) SAMU e Hospital do Parque Alvorada passaram pelo curso de Atenção em Crise em Espaços Comunitários, Hospitalares e Extra-hospitalares em Crianças, Mulheres e Idosos.
O objetivo da oficina, que foi realizada em duas etapas, foi contribuir para a qualificação desses profissionais da rede de serviços especializados que atendem pessoas com transtorno mental, visando proporcionar um atendimento humanizado e de qualidade aos usuários em sofrimento psíquico, para que estes possam ter uma melhor qualidade de vida e serem reinseridos no âmbito social e familiar.
Entre os temas trabalhados, estiveram: crise e urgência em saúde mental; a crise como possibilidade de mudança; conceito de crise focado no sujeito; a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e os pontos estratégicos na atenção à crise e urgência; preparação para o cuidado/manejo das pessoas em situação de crise e urgência em saúde mental: agitação, depressão, suicídio, manejo das urgências – álcool e outras drogas.