Idealizada pelo Governo do Estado e coordenada pelo Detran/MA, a ação promoveu atividades educativas e contou com o apoio da Prefeitura de Timon
Órgãos municipais e estaduais se reuniram durante toda a manhã de domingo (15.11) em Timon para a realização atividades educativas em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito. Foram realizadas panfletagens, blitz, mobilizações e ações de conscientização em vários pontos da cidade, dentre eles a Ceasa, Av. Piauí e Av. Formosa e mercados municipais.
Idealizada pelo Governo do Estado e coordenada pelo Detran/MA, a ação contou com o apoio da Prefeitura de Timon, através da Estação Juventude, e ainda com a parceria das secretarias de Saúde e Esporte, do DMTRANS, Comuj e Ciretran. Além de homenagear vítimas de acidentes de trânsito, a ação objetiva alertar a sociedade, em especial o público jovem, sobre os impactos gerados pelos acidentes e busca conscientizar sobre atitudes e comportamentos que promovam a paz no trânsito.
“Essa conscientização tem como público principal os jovens, que são as principais vítimas de acidentes por imprudência no trânsito. Então, o que se deseja é plantar essa semente, visando uma nova postura dos condutores de veículos e, consequentemente, a diminuição do número de vítimas fatais de trânsito”, pontuou Cassandra Carvalho, coordenadora da Estação Juventude em Timon.
Dados oficiais
Segundo dados oficiais da Organização Mundial de Saúde, mais de 1,3 milhão de pessoas morrem no trânsito, todos os anos, em todo o mundo, e o Brasil é o quarto país em número de mortes nas vias. Os feridos e sequelados somam mais de meio milhão, de acordo com o DPVAT/Seguradora Líder, e o Maranhão é o quarto estado do Nordeste com o maior número de indenizações pagas por morte no trânsito, correspondendo a 4,04% das indenizações pagas em todo o Brasil durante o primeiro semestre de 2015: