Estagiárias de Serviço Social que atuam no CRAS da Vila João Reis realizaram nesta sexta-feira (20/11), junto com equipe do centro, a culminância do projeto de intervenção com as gestantes. O objetivo era ensinar as futuras mamães a confeccionarem objetos de decoração para o quarto do bebê e lembrancinhas para serem distribuídas na maternidade.
Ao todo 15 mulheres participaram. Jaqueline Neves estava no encerramento da oficina com seu bebê recém-nascido, Victor Emanuel. “Fui até o fim da oficina, gostei bastante de ter feito minha própria lembrancinha” – comenta.
A oficina foi idealizada pelas estudantes Marlene Santana e Eridan Mendes – as duas provenientes da FAEPI. O planejamento e a execução foram acompanhados e avaliados pela professora orientadora. “O que nos fez pensar nesse projeto foi a grande demanda de gestantes carentes e adolescentes da região. Consideramos também ensinar algo que elas pudessem reproduzir e até ser um meio de renda e de aprendizagem. Acredito que essa ação ajuda a enriquecer o CRAS, tira muitas mulheres das áreas de risco. Também esclarecemos sobre a importância do planejamento familiar e de ter conhecimento dos direitos delas” – explica a acadêmica Marlene Santana.
A Coordenadora do CRAS, Rosa Cristina Gomes, agradeceu a assiduidade das alunas, já que muitas moram longe, até mesmo na zona rural, e mesmo assim se esforçaram para participar. “Desenvolver um trabalho desses contribui muito para a comunidade e também para o aperfeiçoamento profissional das estudantes” – finaliza.
“O programa de estágio conta com o amplo apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), que estabelece convênios com faculdades e universidades de Teresina e Timon, especialmente estudantes de Serviço Social e Psicologia, que têm a oportunidade de colocar os conhecimento em prática e dar sua contribuição para a melhoria da sociedade” – explica o secretário, Aristóteles Mesquita.
Ainda de acordo com Rosa Gomes, estudantes da Faculdade Adelmar Rosado (FAR) serão as próximas a iniciarem intervenções e auxiliarem o CRAS nas tarefas diárias.