Na manhã desta segunda-feira (02), foi realizada na cidade de Timon uma caminhada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste dia 02 de abril. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), por meio do Centro Integrado de Atendimento Educacional Especializado Maria do Carmo Neiva, teve a proposta de chamar a atenção da população para o distúrbio caracterizado como uma condição permanente, onde a criança nasce com autismo e torna-se um adulto autista.
A caminhada ocorreu no bairro Santo Antônio, com a participação dos funcionários e alunos do Centro. “Caminhamos no intuito de chamar a atenção das pessoas, para que tenham um olhar mais próximo do autismo que, no mundo, vem crescendo o índice de pessoas com esse diagnóstico e o quanto mais cedo se tem um acompanhamento especializado, melhores são as condições de vida para essa criança”, explicou Ana Lúcia, diretora do Maria do Carmo Neiva.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído em dezembro de 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu a data para mostrar e alertar sobre o transtorno. Em Timon, autistas e familiares contam com os serviços do Centro Integrado de Atendimento Educacional Especializado Maria do Carmo Viana Neiva – CIAEE, que funciona como importante instrumento para reabilitação e inclusão das pessoas com necessidades especiais.
O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, neuropediatra, psicopedagogo, psiquiatra, fisioterapeuta, ortopedista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e assistente social, que atuam dentro de uma estrutura composta por sala de recursos multifuncionais, oficina de artes plásticas e artes manuais, brinquedoteca e sala de recreação, onde são realizadas atividades como dança e educação física.
O Transtorno
O autismo é um distúrbio no desenvolvimento do cérebro que afeta mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Os sintomas são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, outros. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa, existindo vários níveis diferentes, como pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.