15 de março de 2018

Timon comemora Dia da Escola com reforma e melhorias

escola

Nesta quinta-feira (15.03) é comemorado o Dia da Escola. Depois do contato familiar, é a escola que exerce um dos papéis mais importantes na vida das crianças, na sua formação educacional e preparação para o mundo. Em Timon, essa instituição é tratada com muita seriedade pelo governo municipal e prova disso são os inúmeros de investimentos que vão além dos percentuais exigidos por lei.

Mais de 33 mil alunos estão matriculados nas 165 unidades escolares municipais da Prefeitura, mais de 1,6 mil crianças com idade entre 2 e 5 anos estudando em creches, na modalidade de tempo integral e pré-escola

A cada nova conquista, a educação de Timon fica ainda mais fortalecida. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), investe em infraestrutura, mas também prioriza qualidade do ensino, alfabetizando na idade certa, criando projetos de leitura, inserindo a família neste processo e capacitando professores.

As escolas da rede municipal de ensino contam com estruturas adequadas e ambiente favorável ao processo de ensino e aprendizagem; 57 são climatizadas, 25 foram ampliadas e mais de 60 já foram reformadas. O município conta assim com unidades de ensino preparadas para receber os alunos. Além do investimento em infraestrutura, a Prefeitura se preocupa em oferecer merenda escolar todos os dias, elaborada por uma equipe de nutricionistas e com o mesmo cardápio para todas as escolas, sem diferenciar zona urbana e rural.

O fardamento, material escolar para os alunos da Educação Infantil e livro didático são gratuitos e distribuídos para os mais de 33 mil alunos da rede municipal de ensino. São garantidos a eles ainda os 200 dias letivos e 800 horas/aula no período letivo.

Todo o investimento na educação do município vem dando resultados positivos nas avaliações aplicadas pela Semed, na Prova Brasil e IDEB. Vistos ainda através do crescimento da aprovações no em instituições como o IFMA, IFPI, IEMA, Colégio Militar em 2018, que saltou de 182 para 357 alunos aprovados.

Reforma

Mais 13 escolas serão reformadas e adequadas para climatização, sendo quatro cinco na zona urbana e oito na zona rural, que está em fase de licitação. Um investimento de R$  4.387.420,50.

Nova Escola

Este ano, a Prefeitura firmou uma parceria com o Corpo de Bombeiros do Maranhão e implantou a primeira Escola Militar de Bombeiros de Timon, onde, além das disciplinas convencionais, os alunos terão acesso a atividades extras para a formação militar, como a ordem unida, instruções de primeiros socorros e todos usarão fardamento adequado.

Novas creches

Para ampliar a oferta de vagas para a Educação Infantil, estão em construção três novas creches: nos Residenciais Miguel Arraes, Cocais e Cidade Nova III. Com capacidade de atendimento de 188 crianças em tempo integral em cada uma delas.