13 de março de 2018

Saúde leva palestra sobre Tuberculose para CEMAR

cemar

A empresa Consórcio Norte Engenharia – CEMAR recebeu na manhã desta segunda-feira (12), uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Timon composta por servidores das coordenações do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT), Núcleo Municipal de Educação em Saúde (NMES) e Doenças e Agravos Não Transmissíveis – DANTs que estiveram na sede da empresa para falar sobre Tuberculose.

A proposta da atividade foi passar orientações sobre a doença, alertando para a importância do diagnóstico precoce. “Se uma pessoa estiver com tosse há mais de duas semanas, é importante que faça um exame de escarro, para que se tenha um diagnóstico rápido e desta forma iniciar o tratamento”, informou a coordenadora do PMCT, enfermeira Karla Emanuelle.

Ainda de acordo com a enfermeira, uma das maneiras mais importantes de prevenir a Tuberculose é o tratamento dos doentes para que se quebre a cadeia de transmissão.

A DOENÇA

A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. No Brasil, a Tuberculose é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes. A doença tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.