• Portal da Transparência

22 de fevereiro de 2018

Saúde trabalha palestras sobre a promoção em Saúde

2

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), por meio das coordenações do Núcleo Municipal de Educação em Saúde – NMES, Doenças e Agravos Não Transmissíveis – DANTs e Centro de Testagem e Acolhimento – CTA, vem realizando palestras que visam à promoção em Saúde da população. Os funcionários da DISTAC Distribuidora receberam na última terça (20) uma palestra sobre Infecções Sexualmente transmissíveis (IST), causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

 

Durante a ministração os participantes ficaram conhecendo as formas de transmissão e tratamento. De acordo com o enfermeiro Francisco Formiga, que conduziu a palestra, as IST são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual, sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada e também pode passar da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou na amamentação. Ainda de acordo com o profissional, o atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

 

“Estamos trabalhando essa temática visando à prevenção em saúde das pessoas. O tratamento das pessoas com IST, por exemplo, melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções”, disse Formiga.

 

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), já que destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

 

Ontem (21) foi a vez dos funcionários da CEMAR, que participaram de uma palestra sobre Álcool e Direção, enfatizando as consequências que ela pode trazer para o usuário do trânsito.

 

“Alertar sobre o problema do álcool na condução é algo bastante importante, tendo em vista que essa é uma mistura bastante perigosa. Então, as coordenações estão de parabéns por trabalhar temas que objetivam a prevenção em Saúde, evitando o aumento de índices de doenças ou acidentes”, arrematou o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.

1

Últimas Notícias





Siga a prefeitura