21 de fevereiro de 2018

Escolas municipais recebem materiais pedagógicos para alunos com deficiência

Os materiais foram adquiridos com recursos próprios municipais e irão auxiliar no aprendizado dos alunos

IMG_9355

Uma das prioridades da educação municipal é incluir os alunos com deficiência na escola regular da rede de ensino do município, garantindo seus direitos de frequentarem uma escola com todas as adaptações necessárias para que a educação inclusiva ocorra. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) adquiriu, com recursos próprios, ferramentas pedagógicas adaptadas para alunos com deficiência visual da rede de ensino, um investimento de R$ 45.360,00.

A entrega simbólica foi feita pela secretária de educação, Dinair Veloso, nesta terça-feira (20.02), durante a abertura do II Ciclo de Estudos em Educação Inclusiva, no Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz, que contou com a presença dos professores de Atendimento em Educação Especializadas (AEE).

IMG_9360

“Esse material pedagógico é fundamental para o desenvolvimento dos alunos com deficiência visual, para que eles evoluam em seu aprendizado, para que os professores possam trabalhar com eles no dia a dia. Então, apesar de todas as dificuldades, temos procurado melhorar sempre, porque entendemos que é através da educação que poderemos mudar a nossa realidade”, frisou a secretária.

Além de investir na estrutura das escolas para receber os alunos com deficiência, a administração municipal também investe nas formações e capacitações. Desde o ano passado, realiza o ciclo de estudos para professores de AEE, diretores, cuidadores, professores de sala regular e da Educação Infantil, abordando várias temáticas pertinentes à Educação Especial e Inclusiva uma vez por mês. “Com o aumento de alunos com deficiência nas escolas municipais, porque os pais estão entendendo que este é um direito deles e o nosso papel é recebê-los e incluí-los, há uma necessidade de preparar os professores e as escolas para que haja esta inclusão de fato”, contou a coordenadora da Educação Especial, Lêda Morais.

IMG_9344

Lêda acrescenta ainda: “O principal objetivo do ciclo de formações é promover discussão e reflexão sobre a inclusão e vivência dos alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares da rede municipal de ensino”.

Paralelo às formações continuadas, a Semed oferece ainda o curso de LIBRAS, que formou quatro turmas e irá iniciar a quinta; este ano, oferecerá também o curso de BRAILE. São cursos voltados aos professores interessados, aos próprios alunos que necessitam e aos familiares dos alunos.

IMG_9351

IMG_9376