9 de fevereiro de 2018

DMTRANS e IPHAN vistoriam Ponte Metálica

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O Departamento Municipal de Trânsito de Timon – DMTRANS provocou, no início desde ano de 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para uma vistoria na Ponte Metálica João Luís Ferreira. Nesta sexta-feira, 9/02, a Superintendência do IPHAN/PI, jurisdição mais próxima da área da ponte, esteve avaliando a estrutura com uma equipe de técnicos, juntamente com o DMTRANS. A ideia é definir as responsabilidades das gerências da ponte, já que a sua localização fica entre dois estados, Maranhão e Piauí.

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Para Jeremias Sampaio, diretor do DMTRANS, o objetivo da Prefeitura de Timon em provocar o IPHAN foi buscar a definição das responsabilidades e das atribuições dos órgãos envolvidos. “A Prefeitura atualmente é responsável pelo controle do tráfego de veículos sob a ponte; arcamos com os custos e manutenções operacionais do sistema de semáforos, além de disponibilizarmos guardas municipais e agentes de trânsito. Sabemos da importância dessa travessia com relação ao fluxo de carros e de pessoas, e por isso nos preocupamos com a manutenção da estrutura, pois o surgimento de buracos pode causar insegurança para população”.

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Fábio Ferreira, superintendente do IPHAN/PI, explicou o papel do órgão com relação a responsabilidade da ponte. “Nós somos o órgão fiscalizador com relação à preservação do patrimônio. Nesta visita, vimos a situação estrutural da ponte; agora, vamos avaliar e convocar os demais órgãos responsáveis para uma discussão mais ampla. Vamos conversar com o DNIT – órgão de instância federal e responsável geral da ponte, com a Transnordestina – por se tratar de uma rodoferrovia – e também vamos procurar a Prefeitura de Teresina e fazer uma mediação junto à Prefeitura de Timon, que nos procurou. Sabemos que é preciso atuar na ponte, principalmente fiscalizando as questões emergenciais, como o surgimento de buracos, e resguardar a estrutura, autorizando ou não essas ações de intervenção na ponte, pois o papel do IPHAN é assegurar que o patrimônio material, que é a Ponte Metálica, seja preservado.”

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De acordo com o IPHAN, a Ponte Metálica foi inaugurada na década de 30 sob o Rio Parnaíba e liberada para tráfego de veículos na década de 70. Nos anos 90, a ponte foi tombada como patrimônio cultural da União.

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