18 de janeiro de 2018

Prefeitura realiza reunião com representantes dos Blocos de Sujo

EA9A8341

Representantes de 20 blocos alternativos, conhecidos como Bloco de Sujo, estiveram na manhã desta quinta-feira, 18/01, reunidos com representantes de órgãos públicos envolvidos na organização e controle do Zé Pereira 2018. A festa ocorrerá nos dias 27 e 28 de janeiro na Avenida Piauí. A reunião, que foi coordenada pela Fundação Municipal de Cultura (FMC), teve o objetivo de esclarecer sobre licenças, ofícios e declarações junto ao Departamento Municipal de Trânsito – DMTRANS, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil.

Os Blocos de Sujo, que recebem incentivos da Prefeitura, compõem o pré-carnaval tradicional do Zé Pereira. Todos os anos, eles se reúnem nos bairros, que são os pontos de concentração, e seguem até a Avenida Piauí, onde há a festa com trios elétricos. O dia dos Blocos de Sujo é 28, e as concentrações começam às 13h; a animação segue até as 20h, início da festa com os trios no corredor da folia.

EA9A8343

A Polícia Militar informou que estará com foco na Avenida Piauí, mas haverá rondas com viaturas e motos nos locais das concentrações dos blocos alternativos. “Para que possamos realizar nosso papel e resguardar a população, temos que receber os ofícios dos blocos informando trajeto, local de concentração, público e a identificação do bloco, assim podemos fazer a segurança e contribuir para garantir o sucesso da festa. Alertamos também que não é permitido o consume de bebidas em garrafas de vidro”, informou Capitão Igor, da PM.

Jeremias Sampaio, diretor do DMTRANS, esclareceu que os responsáveis dos blocos precisam se planejar nas solicitações de licenças e autorizações. “Para a organização do trânsito, é preciso solicitar com antecedência a interdição das ruas, caso necessário. Gostaria também de pedir que os blocos que não se concentrem no bairro Guarita, próximo à ponte metálica, mas sigam por outro trajeto até a Av. Piauí. Eles devem seguir pela Avenida Jaime Rios e Rua Firmino Gonçalves Pedreira; outra alternativa pode ser seguir pela Rua do Trânsito, pois em todo o trecho da folia vai ficar proibida a circulação de veículos”.

EA9A8347

Para Antônio Sousa, do Bloco Cara Lisa, seguir as orientações dos órgãos público é muito importante para manter a alegria do Zé Pereira. “Estamos atentos para seguir as regras e a expectativa é muito boa. Ano passado foi ótimo e estamos otimistas; a nossa concentração é na Rua do Norte, no bairro Formosa, e estamos empolgados para o Zé Pereira 2018.

EA9A8345

EA9A8342