18 de janeiro de 2018

Vacina contra a Febre Amarela continua disponível nas UBS de Timon

IMG_9828

A Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), continua, como rotineiramente, disponibilizando a vacina contra a Febre Amarela. A vacina faz parte do calendário da rede pública do Maranhão e em Timon a Prefeitura oferece nas 28 Unidade Básicas de Saúde da zona urbana e 11 da zona rural.

A coordenadora de Epidemiologia de Timon, Itelmária Escórcio, esclarece à população: “Não há necessidade de correria até as UBS, pois há vacina garantida para pessoas de 9 meses a 59 anos de idade todos os dias. Pessoas acima de 60 anos só recebem a vacina se apresentarem prescrição médica”. A coordenadora também informou que o esquema de vacinação da Febre Amarela mudou: “Segundo pesquisas do Ministério da Saúde, não há mais a validade de 10 anos; quem tomou uma dose única da vacina não precisa tomar de novo. Uma dose única é suficiente para imunizar a pessoa por todos os anos de vida”.

Outro alerta é que grávidas não devem ser vacinadas contra a Febre Amarela. De acordo com Itelmária, não há necessidade de preocupação da população, pois há vacina disponível. “Em Timon e em todo o Maranhão não há casos registrados da doença nos últimos anos, por isso a população deve ficar tranquila”, esclareceu a coordenadora.

IMG_9824