14 de dezembro de 2017

Timon receberá ações de combate à Sífilis

1(1)

Timon está entre os 100 municípios prioritários que vão receber R$ 200 milhões para conter o avanço da sífilis. Do estado do Maranhão, foram três: São Luís, Paço do Lumiar e Timon. Os recursos são do Ministério da Saúde e deverão ser aplicado em ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Nesta semana, uma equipe composta por técnicos da Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde esteve no município, onde se reuniram com os profissionais da Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, CTA, do Hospital do Parque Alvorada, Alarico Pacheco e Regional de Saúde, para passar informações sobre a elaboração de um plano para o desenvolvimento das ações de combate.

“Timon foi um dos municípios do Maranhão contemplados para receber recurso e agora vamos traçar estratégias para desenvolver ações para redução da sífilis no município”, explicou Clayre Anne Vasconcelos, coordenadora da Vigilância em Saúde de Timon.

O plano do governo prevê a ampliação dos testes para diagnosticar a sífilis, principalmente nas grávidas, pois a identificação ainda no primeiro trimestre da gestação e o tratamento adequado impedem a transmissão da doença da mãe para o bebê.