13 de dezembro de 2017

Timon ganhará primeira Escola Militar do Corpo de Bombeiros

A escola é uma parceria da Prefeitura com o Corpo de Bombeiros e irá funcionar no bairro Cidade Nova

EDI_9470

“O projeto Bombeiro Mirim deixará de ser um projeto e passará a ser uma escola”, afirmou a secretária de educação, Dinair Veloso, durante a solenidade de formatura dos estudantes que participaram do Projeto Bombeiro Mirim 2017, que aconteceu na tarde desta terça-feira (12.12), na Escola Municipal José Sarney, localizada no bairro Centro.

Cerca de 180 alunos, de 11 a 16 anos, de três polos, estão sendo diplomados nesta semana. As escolas Enoque Moura, Des. Odilo Costa e Francisco Vitorino de Assunção também fazem parte do polo José Sarney, do qual 60 alunos participantes do projeto receberam os certificados.

EDI_9489

De acordo com o instrutor tenente Gustavo Miranda, as crianças receberam conhecimentos que levarão para a vida. “Trabalhamos no contraturno do horário das aulas regulares, abordando práticas como Primeiros Socorros, noções de resgate, combate a incêndio, além de proporcionar palestras sobre diversos temas, como conscientização sobre as drogas e violência, empreendedorismo, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. São ensinamentos de cidadania, valores, ética que eles não esquecerão”.

Jouse de Aguiar, mãe do aluno do 9º ano da Escola José Sarney, Gabriel Aluísio, conta que, apesar de seu filho não ser indisciplinado, o projeto lhe proporcionou maturidade e interesse nos estudos. “Gostei muito que meu filho tenha participado do projeto, o desempenho escolar tanto dele quanto dos colegas melhorou bastante e só tenho a agradecer”.

EDI_9462

A mãe do Silas Bezerra, Sarah Bezerra, disse emocionada que “foi o projeto que ele poderia participar. Dentre muitas coisas, lhe ensinaram a ser disciplinado, respeitar os pais e os professores, além de que trouxe os pais para dentro da escola”.

Para Wendy Gabriele, fazer parte lhe trouxe muito aprendizado. “Aprendemos técnicas de Primeiros Socorros, salvamento, ética, enfim, foi a melhor coisa que aconteceu nas nossas vidas”.

EDI_9486

A secretária Dinair falou sobre as parcerias que somam com a Educação de Timon. “Entendemos que para melhorar a educação precisamos de parcerias como esta com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, instituições privadas e não privadas, pois fazer educação não é fácil, então todos os projetos que acrescentam para que possamos crescer a Prefeitura abraça e os depoimentos dos pais, bem como os resultados dos nossos alunos, nos mostram que estamos no caminho certo”.

EDI_9523

A secretária acrescentou ainda que o projeto deu tão certo que irá ser transformado em escola por meio de uma cooperação técnica. “Estamos implantando uma escola militar do Corpo de Bombeiros em Timon, que irá funcionar na escola que foi construída no bairro Cidade Nova e terá capacidade para atender 420 crianças, do 6º ao 9º ano”.

As inscrições ocorrem de 18 a 28 de dezembro, sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros, no horário das 8h às 12h,  na sede do 7° Batalhão de Bombeiros Militar,  localizado na Avenida Presidente Médici, n° 3800, Mateuzinho, Timon-Ma.   Mais detalhes dobre as inscrições AQUI.

“Estamos muito animados com essa parceria com a Prefeitura, onde trabalharemos assim como no projeto, resgatando os valores, ressaltando o respeito e, sobretudo, oferecendo uma educação de qualidade, no qual a Secretaria de Educação irá fazer a parte pedagógica e nós entraremos com os instrutores e monitores”, explicou o comandante Major Hélio Sena.

Nesta quarta-feira (13.12), será a vez dos alunos do Polo Benedito Silvestre e na quinta-feira (14.12), os alunos do Polo Pedro Falcão Lopes serão diplomados.

EDI_9502