12 de dezembro de 2017

Atuação conjunta pretende retomar atividades e reforçar segurança nas Quadras Gêmeas

EDI_9271

Em reunião realizada na noite desta segunda-feira, 11 de dezembro, foi apresentado à população do Bairro Cidade Nova e bairros do entorno um plano conjunto de ações que visam resgatar atividades físicas e culturais no local e reativar a academia de saúde através do reforço da segurança.

O encontro aconteceu nas Quadras Gêmeas e contou com a presença de moradores, do secretário de Saúde Márcio Sá, que na ocasião também representava o prefeito Luciano Leitoa, da diretora do CAISM, Maria José Torres (Mazé), coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf), Mauricélia Barbosa, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar em Timon, tenente Coronel Hormann Schnneyder, secretária de Educação Dinair Veloso, comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Tiago Jared, assessor especial da Secretaria de Esportes, Danilson Monteiro, representando o secretário de Esporte Lucélio Mendes, e dos promotores de Justiça Fernando Evelin de Miranda e Antonio Borges representando o Ministério Público Estadual e Municipal.

EDI_9233

A diretora do CAISM, Mazé Torres, explicou que a Secretaria de Saúde acionou as demais instituições ali representadas para que todos juntos trabalhassem em prol da revitalização do local, onde uma academia de saúde foi instalada, mas funcionou por pouco tempo devido a ações de vandalismo. “A ideia é que cada instituição trabalhe, dentro de sua competência, para criar situações que colaborem para resgatar o local e renovar os equipamentos públicos aqui existentes, como é o caso do NASF e da academia de saúde, conseguidos com recursos públicos federais”, acrescentou o secretário Márcio Sá.

Zumba, Capoeira e Futsal

Para isso, uma das ideias é retomar as atividades antes realizadas no local e criar novas situações de ocupação. Dentre as atividades, o comandante Schnneyder citou a capoeira e destacou que a partir desta terça, 12, das 7:30 às 8:30, haverá aula de zumba gratuita toda terça e quinta, conduzida por uma policial feminina.  “Serão disponibilizadas viaturas da PM ou da GCM e efetivo, para fazer o policiamento nos dias de atividade”, disse Schnneyder.

EDI_9244

Outras duas importantes atividades foram destacadas por Danilson Monteiro, da Secretaria de Esporte: os projetos Atletas de Futuro e Mulheres em Movimento, que atualmente atendem a população na escola João Fonseca Maranhão. “Por questões de segurança, passamos a realizar os projetos na escola. Mas com esse reforço na segurança, traremos de volta”, explicou Danilson.

EDI_9276

O plano beneficiará também os entornos da praça

O comandante da GCM, Tiago Jared, ressaltou que a atuação das instituições no local beneficiará ainda os entornos das Quadras Gêmeas. “A presença desse policiamento vai inibir práticas delituosas não apenas aqui, mas dará uma cobertura também nas ruas do entorno, nas escolas, colaborando para levar tranquilidade a todo o bairro”, defende Jared, que citou o exemplo da Praça São José, hoje revitalizada e novamente ocupada pela população.

EDI_9247

Os promotores de Justiça Fernando Evelin de Miranda e Antonio Borges ressaltaram a demonstração de interesse das instituições em atender as demandas do local e vencer os problemas de segurança enfrentados. “Não vamos entregar essa quadra à bandidagem, não vamos desistir daqui!”, declarou Antonio Borges. “Vamos trabalhar de mãos dadas, poder público, órgãos de segurança e Ministério Público, junto com a população, cuja participação é primordial”, reforça Fernando.

EDI_9251

EDI_9261

Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf)

O Nasf atua de forma integrada com as Equipes de Saúde da Família (ESF) e com o Programa Academia da Saúde. Conta com equipe multiprofissional composta por nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e educador físico. “Somos privilegiados em ter a academia, e vamos agora unir forças para utilizar e reativar projetos”, arremata Mauricélia Barbosa, coordenadora do Nasf em Timon.

EDI_9280

EDI_9272