“Eu aprendi olhando revista e meu maior sonho era fazer boneca de pano; minha cunhada me incentivou e quando soube do curso no Cras comecei a fazer e me aperfeiçoar”, afirma Dona Da Guia de Sousa, aluna do curso de artesanato do Cras Cidade nova. As alunas do Projeto Coisas Nossas estão expondo seus trabalhos durante toda essa quinta-feira (07/12) dentro da Ceasa de Timon.
A exposição é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social – SEMDES. “Desde o ano passado que estamos com esse trabalho. A maioria já tem o dom de uma artesã e nós ensinamos as técnicas e a venda”, explica Rosa Paes, instrutora do curso. Essa é a primeira feira e, segundo ela, a venda direta é importante para a geração de renda e divulgação desse trabalho.
A aluna Ana Lúcia, do CRAS do Parque Piauí, começou aprendendo a fazer flores de tecido e E.V.A. e fuxico. “Um artesanato leva a outro; hoje estou fazendo os laços e a venda é muito boa. Na feira, recebemos a vista e isso é um capital pra nosso negócio”, conta. A exposição conta com materiais reciclados, panos de prato bordados, bonecas de pano, laços, tiaras, artigos de decoração, bolsas, necessaires, guirlandas, chaveiros, canetas decoradas, entre outros produtos.
As unidades socioassistenciais de proteção social básica CRAS e SCFV objetivam através desses cursos a geração de renda e protagonismo das famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.