22 de novembro de 2017

VII encontro do Projeto Gestão Mais finaliza ciclo de formações de diretores em 2017

IMG_1985

“Desde a criação do Gestão Mais, vemos que, a cada encontro, há uma inovação; e essas inovações colocamos em prática nas escolas. Além disso, os palestrantes são de alto nível, bem como os temas abordados são sempre relevantes para o nosso trabalho e as socializações dos colegas gestores das outras escolas, que apresentam estratégias que estão dando certo”. Esse depoimento é da supervisora da Escola Municipal José Sarney, Francisca Gonçalves, sobre o Projeto de Formação Gestão Mais, que desde 2015, quando foi implantado, capacita o trio gestor das escolas da rede municipal de Timon.

IMG_1956

No sexto e último encontro temático do ano, que aconteceu nesta quarta-feira (22.11), foi abordado o tema Empreendedorismo voltado à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A administradora Laurieny Alves falou sobre Educação Empreendedora nas escolas.

IMG_1993

As escolas Nazaré Rodrigues e Antonio Bispo dos Santos (Pov. Campo Grande) mostraram os produtos que estão sendo confeccionados pelos alunos da EJA nas oficinas de empreendedorismo e que serão vendidos na III Mostra de Produtos Artesanais da EJA no dia 1º de dezembro, às 17h, na Escola de Artes Beija-Flor.

IMG_1999

O Projeto Educativo Mãos Dadas, por sua vez, apresentou o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em que alunos do 6º ao 9º anos aprendem desde cedo a empreender, confeccionando produtos que serão vendidos na Feira do Empreendedor no Centro de Convenções Maranhense, de 22 a 25 de novembro.

IMG_1968

“Os alunos da EJA precisam sempre estar sendo motivados para continuar nas escolas e, por meio das oficinas e palestras durante o ano, eles se sentem valorizados e, assim, são motivados a produzir. Com isso, estão gerando renda, descobrindo novas habilidades e aprendendo a serem empreendedores”, afirmou a diretora do Departamento de Ensino, Ceres Noleto.

IMG_1963

A secretária de educação, Dinair Veloso, falou sobre a importância de abordar essa temática junto aos diretores das escolas municipais. “Essa temática é de grande relevância para os gestores, principalmente neste momento em que Timon sediará a Feira do Empreendedor, que contribui ainda mais com o crescimento do município e agrega novas ideias aos empreendedores da região”.

PREMIAÇÕES

Na oportunidade, foram premiados os alunos vencedores do 2º Concurso de Produção Textual “SEMED formando leitores e escritores para o futuro”, promovido por meio da coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

IMG_2009

O 3º lugar foi para o texto da aluna Luana Karine Furtado, da Escola Cidade Nova, que ganhou uma bicicleta; o 2º lugar para Emanuelly Maria Alves, da Escola Luís Miguel Budaruiche, que ganhou um tablet; e o 1º lugar para Isabelly Bianca Lopes, da Escola Nazaré Rodrigues, que também ganhou um tablet. “Gostei muito de ter participado e principalmente de ter ganhado em primeiro lugar, porque adoro criar histórias”, disse Isabelly.

IMG_1997

Para sua professora de Português, Débora Santos, a turma evoluiu significativamente na leitura e produção de textos com o incentivo do concurso. “Fomos trabalhando em sala de aula a produção, a leitura e, quando surgiu o concurso, eles ficaram ainda mais motivados para aprender”.

IMG_2014

Foi entregue ainda pela secretária Dinair o certificado e placas de honra ao mérito para o aluno Herbert Luan de Araújo Andrade, medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia 2017 (OBA); ao seu professor, Warterlloo Daniel da Silva Dias, e à Escola Pedro Falcão Lopes.

IMG_2015