20 de novembro de 2017

Novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social passarão por capacitação

IMG-20171120-WA0006

Os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social de Timon estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 20/11, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), para realizar o planejamento de educação permanente do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Os membros foram empossados na última segunda-feira, dia 13, e agora devem passar por uma capacitação com formação nas atribuições e gerência das ações do SUAS, na atuação no município de Timon.

O objetivo é institucionalizar, no âmbito do SUAS, uma política pedagógica e de cultura da educação permanente, com a finalidade de contribuir para a profissionalização e efetividade da gestão do sistema, em provimento aos serviços socioassistenciais.

O público alvo para essa formação é composto por trabalhadores do SUAS (com ensino fundamental, médio e superior), gestores de assistência social e agentes de controle social.

De acordo com a secretária da Semdes, Rosário Leal, será apresentado à Semdes um plano de formação do SUAS para os conselheiros recém-empossados. “Esse plano de educação permanente vai promover cursos direcionados para os novos conselheiros. A partir de 2018, com essa formação, os conselheiros vão trabalhar mais capacitados nas diversas áreas de políticas assistenciais para o município”.

Sistema Único de Assistência Social

O SUAS organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social:

– Proteção Social Básica, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.

– Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros.

O SUAS engloba também a oferta de Benefícios Assistenciais e gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social.