17 de novembro de 2017

Acontece nesta sexta, em Timon, triagem para cirurgias de catarata

2

Uma triagem para a realização de cirurgias de catarata – doença que provoca a falta de nitidez na visão – está sendo realizada na Policlínica de Timon nesta sexta-feira (17). A ação, que é realizada por meio de uma parceria entre Estado e Município, ocorre durante todo o dia de hoje.

A triagem, que estima atender aproximadamente 250 pessoas, visa identificar os pacientes que possuem a doença e precisam da cirurgia, que ocorrerá neste sábado (18) e no próximo (25), no Hospital Regional Alarico Pacheco. Serão selecionadas 200 pessoas para fazer o procedimento cirúrgico.

“Neste momento, os pacientes estão sendo examinados e, caso seja identificada a necessidade da realização da cirurgia, o paciente deverá ser encaminhado para o cadastro da cirurgia, que será realizada nesses dois fins de semana. No hospital, o paciente passa por triagens finais com enfermeiros e técnicos, que realizam a glicemia capilar e a pressão arterial e depois passam pelo médico, que fará a medição da lente para, após isso, ser levado ao centro cirúrgico”, detalhou Oglaide Noleto, diretora da Policlínica de Timon.

As cirurgias de correção da catarata é uma iniciativa que veio para o município por meio de esforços da Prefeitura de Timon e Secretaria de Saúde, aliada à Regional de Saúde, como explica o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá. “Buscamos, junto à Secretaria Estadual, a realização dessa ação. Assim, o Governo disponibilizou os profissionais e todo o equipamento específico para a realização da cirurgia, que acontece na estrutura física do Hospital Alarico Pacheco, com a participação também de nossos profissionais, como a equipe da Policlínica e da Atenção Básica. Agradecemos a parceria da Regional de Saúde e o apoio do Deputado Rafael Leitoa, que sempre colabora com mobilizações como esta”, informou Márcio Sá.

A cirurgia acontece amanhã (sábado, dia 18), no Hospital Alarico Pacheco, a partir das 7h. Os pacientes triados devem estar em jejum de 12h.

1