O Mutirão Oftalmologia para diagnóstico e tratamento do Glaucoma atraiu centenas de pessoas na última sexta-feira (03), no município de Timon. A ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde do Parque Piauí I. Promovido por meio de uma parceria entre Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Regional de Saúde de Timon, a iniciativa levou aos atendidos serviços como: aferição de pressão do olho, fundoscopia e entrega de colírio grátis.
O mutirão é um projeto do Governo do Estado e, em Timon, é realizado em parceria com a Prefeitura e Regional de Saúde. No município, as pessoas que foram diagnosticadas como portadores de glaucoma receberão tratamento clínico por meio de colírios para utilização durante três meses. Após esse período, o paciente recebe uma nova avaliação.
“O glaucoma é uma doença ocular séria e progressiva que, se não for tratada, pode causar cegueira. Portanto, o Governo do Estado desenvolve esse projeto, que mais uma vez chega até a nossa população, como forma de trabalho preventivo, onde é possível evitar que alguém chegue à cegueira. Então aqui, quem for diagnosticado receberá de forma gratuita, os colírios para o tratamento. Lembrando que estes são medicamentos caros, mas que o Estado tem esse trabalho visando a promoção de saúde do usuário”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.
O glaucoma raramente apresenta sintomas. Na maioria dos casos, desenvolve-se lentamente, sem que a pessoa perceba. Nos casos mais graves, a pessoa perde a visão periférica e tem a impressão de olhar o mudo através de um cilindro. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a cegueira é só é feito através do exame oftalmológico.