24 de outubro de 2017
Semdes realiza I Fórum para implementação da Família Acolhedora

Na manhã desta terça-feira (24/10), o município de Timon deu mais um importante passo no que se refere às políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes realizou o primeiro Fórum de Articulação do Serviço de Acolhimento Familiar do Município de Timon. O programa consiste em cadastrar famílias que estejam aptas a acolher crianças, adolescentes ou irmãos que estejam em situação de risco social ou pessoal, durante um período determinado, dando a eles a possibilidade de uma referência familiar em um ambiente sadio.

O coordenador do programa na cidade, Augusto Ribeiro, explica: “A família acolhedora é um serviço temporário, determinado pelo poder judiciário. Ela se diferencia da adoção, do apadrinhamento e do abrigamento. O primeiro requisito para ser uma família que acolhe é não ter interesse em adotar”.

No Maranhão, Timon será o segundo a implantar. Apenas em São Luís o serviço já está funcionando. Durante o processo de acolhimento familiar, uma equipe formada por psicólogo, coordenador e assistente social acompanha a família de origem, a criança e a família que acolhe. Após o período – que é de, no máximo, dois anos – as crianças retornam aos lares de origem.

O evento contou com a presença do promotor da Infância e Juventude, Eduardo Borges, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Simeão Pereira, representante do Conselho Tutelar e do CDMCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, além da secretária de Desenvolvimento social, Rosário Leal, que falou dos desafios da implantação e da causa prioritária do serviço. “Esse é o momento de institucionalizar o programa, afinal toda criança precisa de uma referência familiar”, afirma.

Em Timon a experiência inicia e o fórum é uma oportunidade de adaptar o serviço às necessidades do município. Durante toda a manhã, foram esclarecidos os trâmites legais para a articulação e sensibilização da sociedade e dos profissionais.


