20 de outubro de 2017

Aplicação da Prova Brasil nas escolas municipais de Timon inicia segunda (23)

Alunos da rede municipal de ensino farão Prova Brasil de 23 de outubro a 03 de novembro

IMG_1590

Inicia na próxima segunda-feira, 23 de outubro, a aplicação da Prova Brasil nas escolas da rede municipal de ensino. Mais de cinco mil alunos do 5º e 9º ano irão fazer a prova no período de 23 de outubro a 03 de novembro.

Estudantes de 46 escolas da zona urbana e 15 escolas da zona rural passarão pelo teste, que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada escola. Com 44 questões para alunos do 5º ano e 52 para alunos do 9º ano, eles terão 1 hora e 40 minutos para fazer a prova, contendo habilidades de Língua Portuguesa e Matemática.

Na manhã desta sexta-feira (20.10), diretores, supervisores e coordenadores participaram de uma reunião orientadora sobre como será a aplicação da Prova, além de poderem esclarecer as dúvidas. “Esta é uma data nacional para aplicação da Prova Brasil, alunos de todo o país estarão fazendo o teste. Então, estamos repassando as últimas orientações aos gestores sobre como será realizada a aplicação em Timon, bem como o cronograma com as datas de cada escola, além de esclarecer as dúvidas que ainda restam”, afirmou Francisca Lima, coordenadora de formação e supervisão na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

IMG_1594

Ainda de acordo com Francisca, os professores dos alunos de 5º e 9º ano, público-alvo da Prova Brasil, estão sendo preparados desde o início do ano com formações que focam nos conteúdos cobrados no certame. “Os professores foram preparados por nossa equipe de formadores para que desenvolvessem estratégias direcionadas para a Prova, com capacitações promovidas pela Semed”.

Além dos professores, os alunos também foram preparados ao longo do ano, participando de aulões, revisões e simulados promovidos tanto pelas escolas quanto pela Semed. “Nossas escolas estão se esforçando, tomando a iniciativa para elevar cada vez mais a qualidade da educação do nosso município. As revisões realizadas fizeram toda a diferença na preparação dos alunos para a Prova Brasil, que é um importante meio de avaliação do rendimento escolar e irá analisar a qualidade do ensino oferecido em Timon”, disse a secretária de educação, Dinair Veloso.

IMG_1587