19 de outubro de 2017

Diretores discutem Educação do Campo em 6º encontro do Projeto Gestão Mais

Os gestores das escolas municipais de Timon participam uma vez por mês dos encontros

EA9A2706

Diretores, supervisores e coordenadores da rede municipal de ensino participaram, na manhã desta quinta-feira (19.10), do sexto encontro do Projeto de Formação Gestão Mais, discutindo o tema Educação do Campo. O projeto é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) uma vez por mês, no Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz.

EA9A2695

A abertura do evento ficou por conta dos alunos da Escola Municipal Santo Antonio, do Povoado Barroca Funda, que mostraram como as estratégias de alfabetização estão gerando resultados por meio da leitura.

EA9A2693

Para discutir sobre o tema “Gestão: um olhar na diversidade das escolas do campo”, a palestrante convidada foi a professora Maria de Jesus Rodrigues, mestra em Educação pela UFPI, que falou sobre o papel da gestão na educação para que esta seja de qualidade, independente do público. “A educação no campo deve ser significativa e de qualidade, deve ainda respeitar a realidade e cultura de cada localidade para que o aluno possa se sentir integrado e, assim, transformar seu futuro”.

EA9A2691

A professora Irenildes Cunha, coordenadora da Educação do Campo na Semed, ressaltou a conciliação do trabalho de Gestão e Docência nas salas multisseriadas. “Somente com planejamento podemos fazer com que essa conciliação do trabalho dê certo e é o que estamos fazendo na educação da zona rural de Timon”.

EA9A2699

“Sou gestora da EMEF Inácia Helena de Sousa Silva, no povoado Coheb II, há quatro anos e também sou professora na escola, onde trabalho com salas multisseriadas, da Educação Infantil ao 5º ano, todos em uma mesma sala, e posso dizer que o trabalho é árduo, mas com planejamento dá certo, sim, e estamos conseguindo fazê-lo muito bem”, disse Katiane Pontes, diretora da escola.

EA9A2702

A secretária de educação, Dinair Veloso, ressaltou o trabalho realizado pela equipe de gestores, professores e coordenadores do campo. “Temos uma equipe aguerrida e compromissada com o ensino, que usam a criatividade, participam das formações e mostram resultados, não é à toa que uma escola da zona rural alcançou a maior nota do IDEB em 2015, a EMEF Zelina Assunção, do Povoado Cão Açu, além de ser uma das escolas do Maranhão que mais cresceram entre 2013 e 2015”.

EA9A2709

EA9A2697