17 de outubro de 2017

SEMDES realiza Fórum de Articulação do Serviço de Acolhimento Familiar

760x518 Família Acolhedora

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES realizará o I Fórum de Articulação do Serviço de Acolhimento Familiar de Timon. O objetivo é divulgar junto à sociedade civil como funciona o Serviço de Acolhimento Familiar do Município de Timon. O Fórum será realizado na próxima terça-feira, 24/10, às 8h, na Fundação Cidadania.

O Serviço de Acolhimento Familiar de Timon foi implantado no município em 2016. Desde então, a SEMDES cadastra as famílias. Cada uma pode acolher, no máximo, duas crianças. Após se inscreverem, as famílias passam por um processo de seleção e capacitação para receber a criança ou adolescente. O período máximo de acolhimento com a família é de dois anos.

O serviço atende crianças e adolescentes na faixa de 3 a 18 anos que tenham suas famílias impossibilitadas de oferecer os cuidados e proteção necessários.

O Programa Família Acolhedora foi regulamentado através da Lei n° 2020/16, atualizada pela lei 2050/16. Desde que virou lei, a SEMDES vem realizando atividades em prol do funcionamento do serviço, como divulgação, palestras e lançamento de edital para seleção das famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes, que temporariamente foram impossibilitadas de conviver com sua família de origem por determinação judicial.