11 de outubro de 2017

Timon segue no caminho certo na garantia do abastecimento de água e do saneamento básico

EA9A8167

Timon vive hoje uma realidade mais próspera quando o assunto é abastecimento de água. Antes, a população vivia preocupada com a falta de regularidade da água, mas de dois anos para cá, muita coisa mudou. Em 2015, a Prefeitura de Timon tomou uma decisão que transformou a vida de muita gente. Foi realizada a concessão do abastecimento de água à empresa Águas de Timon e a população pôde ver, na prática, que essa decisão foi acertada e que muitos benefícios passaram a existir.

Em pleno B-R-O-BRÓ, quando o consumo aumenta, em outros tempos a situação ficava ainda mais complicada. Katissuane, moradora do Parque Alvorada, disse que antes a preocupação era grande. “Sou dona de casa e todo dia acordava e pensava: será que vai faltar água hoje? Mas agora, graças a Deus, tudo está melhor; não tenho mais esse medo, pois nesses dois últimos anos esse problema aqui no Parque Alvorada não existe mais”.

EA9A1120 (Copy)

A concessão ocorreu para que a rede de abastecimento de água recebesse recursos para as melhorias, condição que a Prefeitura não poderia oferecer através do SAAE, que só contava com investimentos municipais, pois o valor da arrecadação ficava muito aquém do que realmente precisava ser investido.

“A conta não fechava, pois na época o SAAE só tinha disponível 1,2% de investimento, isso era muito pouco, demoraríamos mais de 600 anos para resolver essa questão sozinhos, por isso resolvi conhecer outras experiências em cidades que resolveram optar pela concessão, aí conheci a AEGEA, que atuava em Campo Grande. Foi quando tudo começou e hoje temos a universalização da água garantida nas torneiras das casas dos timonenses”, explicou o prefeito de Timon, Luciano Leitoa.

EA9A8164 (Copy)

Desde essa decisão acertada e corajosa da Prefeitura, a Águas de Timon segue realizando mudanças positivas na cidade. No primeiro momento, a universalização da água tratada; o foco também é o bem estar da população, por meio do saneamento básico e a garantia de água com qualidade. Para isso os investimentos são da ordem de R$ 207 milhões. Para complementar os benefícios, foi implantada a Estação de Tratamento de Água – ETA, assegurando, assim, o abastecimento 24 horas, em 100% dos imóveis de Timon.

Outro passo importante que Timon está prestes a dar é com relação ao cuidado com a rede de esgoto. Por isso, a Águas de Timon trabalha para que, até 2019, o esgotamento sanitário da cidade esteja 40% tratado e a meta é que, até 2025, 100% da rede de esgoto esteja coberta.

EA9A8144 (Copy)

Seguindo esse caminho, Timon se tornará uma cidade brasileira com abastecimento de água garantido, qualidade da água e ainda com saneamento básico devidamente adequado. Tudo isso trará mais saúde à população, que também verá sua cidade mais desenvolvida socialmente e economicamente.

1d5ffc160b76542bd965ac63b2a4ac07