Na manhã desta sexta-feira (14), o prefeito de Timon, Rafael Brito, reuniu-se com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Timon (SINTERPUM) para tratar de Fake News que têm circulado na cidade sobre os direitos dos professores da rede pública.
Foto: Prefeitura de Timon/SEMCOMS
Durante o encontro, o gestor municipal esclareceu dúvidas sobre a nova rotina escolar implementada na rede municipal.
“Surgiram muitas especulações na cidade a respeito da paralisação dos professores, especialmente no que diz respeito à rotina escolar. Nossa gestão estabeleceu uma nova dinâmica, com cinco horas de aula por dia. Os alunos entrarão às 7h e sairão às 11h30. Antes, tinham quatro aulas diárias, e agora passarão a ter cinco aulas de cinquenta minutos cada. Isso não afeta a carga horária dos professores, que continuarão cumprindo suas 13 horas em sala de aula, além de sete horas destinadas a atividades pedagógicas e formação”, explicou Rafael.
Foto: Prefeitura de Timon/SEMCOMS
Brito também destacou que os professores da educação infantil manterão seus horários habituais, das 7h às 11h e das 13h às 17h. “O sindicato trouxe alguns pontos de discussão, mas garantimos que a carga horária dos professores permanece a mesma, sem prejuízos.”
O chefe do executivo municipal abordou sobre o reajuste salarial da categoria, que será apresentado na próxima segunda-feira (17) na Câmara de Vereadores, o qual visa valorizar os professores.
Foto: Prefeitura de Timon/SEMCOMS
“Uma nova notícia com relação ao reajuste. Nós decidimos, junto com o professor Gideão e a equipe financeira da SEMED, que vamos ampliar esse reajuste para 6.5%, assim como fez o município de Teresina. A gente estudou que esse percentual não vai trazer um impacto que possa prejudicar a gestão, pelo contrário, está valorizando os professores. Vamos protocolar o projeto de lei na segunda-feira para a Câmara aprovar”, contou.
Rafael reforçou o compromisso da administração municipal com o diálogo e o fortalecimento da educação.
“Nossa gestão é pautada no diálogo, nas conversas, nos projetos que vamos implementar, por isso que convidei o Sindicato para estar aqui hoje. Estava em Brasília quando fui surpreendido com falácias, principalmente há pessoa que querem de verdade atrapalhar o início da gestão, e isso não vamos deixar acontecer, porque o nosso forte é o diálogo para que possamos avançar na nossa educação cada vez mais. E eu tenho certeza absoluta que essa nova rotina escolar ela vem para avançar e melhorar a qualidade dos alunos e também dos nossos professores”, finalizou o prefeito.