• Portal da Transparência

11 de outubro de 2024

Saúde Mental de Timon conta com três CAPSs para transtornos graves e persistentes

Nessa quinta-feira (10), foi o Dia Mundial da Saúde Mental. A data chama atenção para a conscientização sobre questões relacionadas à saúde mental e incentiva ações para melhorar o bem-estar psicológico da população.

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece uma rede de atendimento para que tem transtornos mentais graves e persistentes.

A Secretaria Municipal de Saúde conta com três Centros de Atenção Psicossociais (CAPSs): o Infantojuvenil, Adulto e o Álcool Drogas (AD). São disponibilizadas consultas com psiquiatra, psicólogo, terapias multidisciplinares, fonoaudiologia, dentre outras especialidades.

O CAPS Adulto oferece atendimento para pessoas a partir de 18 anos de idade com problemas psicológicos graves e severos. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde.

Uma equipe multiprofissional presta atendimentos psicológicos no CAPS AD para pacientes com transtornos mentais ocasionados pela dependência química, provocada pelo uso de álcool e outras drogas, com funcionamento de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde.

Também é oferecido atendimento na área da saúde mental para o público de menor idade no CAPS infantojuvenil, de segunda a sexta-feira pela manhã e tarde.

 

“A rede de atendimento contempla ainda o ambulatório de saúde mental que funciona na Policlínica e oferece acompanhamento psicológico aos pacientes com transtornos leves, de segunda a sexta, nos dois turnos. Na Policlínica Municipal funciona um ambulatório de saúde mental com psiquiatras e psicólogos. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros oferecem o primeiro atendimento e fazem os encaminhamentos necessários aos pacientes”, explica Camila Costa, coordenadora da Rede de Saúde Mental de Timon.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura