1 de julho de 2024

Prefeitura de Timon vai inaugurar Oficina Ortopédica nesta terça-feira (2)

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai inaugurar, nesta terça-feira (2), às 9h, a 1ª Oficina Ortopédica que será habilitada pelo Ministério da Saúde no Maranhão. Trata-se de mais um importante investimento da gestão nas políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência no município.

A Oficina Ortopédica contará com mais de dez salas, incluindo espaços específicos para fabricação de órteses e próteses e sala de moldagem de gesso em um ambiente totalmente novo e climatizado.

O Oficina também vai realizar aquisições de bengalas, muletas, andadores sob medida, entre outros produtos ortopédicos.

Localizada ao lado do Centro Especializado em Reabilitação Maria do Carmo Neiva, que foi ampliado recentemente pela Prefeitura de Timon, a Oficina Ortopédica integra um verdadeiro complexo, situado no bairro Santo Antônio, com serviços para pessoas com deficiência.

A prefeita Dinair Veloso destaca que a Oficina é um avanço nas políticas públicas para pessoas com mobilidade reduzida, seja ela temporária ou permanente.

“Essa é uma obra que vai fazer diferença na vida das pessoas que precisam desses aparelhos ortopédicos. Antes, a população tinha que ir até São Luís, para conseguir órteses, por exemplo. E agora, serão fabricadas no nosso município. É com muita satisfação que vejo a conclusão dessa grande obra, que em breve será entregue ao povo timonense”, destaca a prefeita Dinair.

De início, as equipes de fisioterapeutas e técnicos ortesistas da Oficina Ortopédica produzirão órteses para membros inferiores num prazo de 10 dias. “Para se ter uma ideia, atualmente uma órtese demora cerca de seis meses para ser confeccionada em São Luís. Agora, os usuários terão acesso a esse serviço aqui em Timon. A Oficina Ortopédica atenderá usuários regulados pelo CER Maria do Carmo Neiva e Policlínica Municipal”, explica o secretário municipal de Saúde, Victor Serra.

Os investimentos na Oficina Ortopédica são de aproximadamente R$ 610 mil, sendo R$ 530 mil do Governo Federal e R$ 80mil recursos próprios do município.