25 de abril de 2024

Moradores do Povoado Gameleira e região receberão Caravana Rural com vários serviços neste sábado (27)

Com a inauguração de reforma de escola e de quadra, a Prefeitura de Timon vai realizar mais uma Caravana Rural neste sábado (27). Moradores do Povoado Gameleira e de comunidades adjacentes serão beneficiados com atendimentos e serviços dos diversos setores públicos municipais. Com isso, a Prefeitura intensifica os serviços já ofertados e os aproxima ainda mais da população. A iniciativa conta com a participação de várias secretarias municipais.

Além dos atendimentos e serviços, a comunidade vai receber, totalmente reformada, a Escola Municipal Antônio Pereira da Silva, que ganhou também  nova quadra. A unidade possui nove salas de aula, biblioteca, sala de recurso, sala de professores, diretoria, cantina, dois banheiros para alunos, dois banheiros adaptados para PDC, dois banheiros para professores, dispensa, dois depósitos, videomonitoramento e a quadra esportiva. Serão atendidos, na instituição de ensino, 374 da educação infantil ao ensino fundamental (maternal 2 ao 9° ano) e 81 alunos do ensino médio (1° ao 3° ano). O investimento total foi de R$ 1.374.051,53.

“A população do Povoado Gameleira e adjacências está convidada a participar de mais uma edição da Caravana Rural, onde a Prefeitura de Timon estará intensificando todos os serviços ofertados para a população. É a Prefeitura mais perto das pessoas e facilitando o acesso a serviços que são essenciais, e com a comodidade de não precisar se deslocar até a sede do município. Então, procurem os nossos serviços, porque a Prefeitura é de vocês!”, destaca a prefeita Dinair Veloso.

Os atendimentos da Caravana Rural vão acontecer dentro da escola e também no entorno. A população vai encontrar no local atendimentos nas áreas de Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento Rural, Abastecimento de Água (Saae), Educação, Iluminação, Defesa da Mulher, Meio Ambiente, Zoonoses, Ouvidoria, Segurança, Viva Procon, Direitos Humanos, Habitação, Limpeza, Desenvolvimento Econômico, dentre outros. Todos os atendimentos são gratuitos e a população pode comparecer, das 8h às 12h, para aproveitar essa facilidade de acesso rápido a serviços essenciais.

Confira, a seguir, os serviços oferecidos pelas secretarias.

Assistência Social: atendimento psicossocial; divulgação, orientações e informações dos serviços dos Cras; encaminhamento para a rede de atendimento; atendimento do Cadastro Único para programas sociais; informações e orientações sobre a tarifa social de energia; carteira do idoso; entrega de kits de enxovais para gestantes referenciadas pelos Cras.

Saúde: atendimento médico; orientações odontológicas e entrega de kits; testes rápidos; atualização de vacinas; entrega de hipoclorito; agendamento de exames do CAISM; atendimento de enfermagem (citologia); aferição pressão arterial e glicemia; atendimentos UVZ (teste rápido Leishmaniose canina, vacinação antirrábica canina e felina, consulta com médico veterinário); atendimentos Caps adulto e infantil; atendimentos laboratório; CTA (testes rápidos de ISTs); equipe Emulti (avaliação nutricional e avaliação antropométrica).

Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural: orientações sobre conscientização ambiental; distribuição de mudas frutíferas e consultoria técnica em agricultura.

Abastecimento de Água (Saae): entrega de 15 filtros do Projeto Água de Beber; solicitação de ligação nova; esclarecimento de dúvidas; registro de reclamações; negociação de dívidas; emissão de 2ª via de fatura.

Educação: inauguração da quadra e da reforma e ampliação da Escola Municipal Antônio Pereira da Silva; sala lúdica e pintura de rosto.

Iluminação: realizou no povoado a manutenção de 36 pontos apagados e instalação de 12 luminárias completas. Uma equipe estará de plantão no local durante a Caravana.

Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres: ações de beleza (sobrancelha e maquiagem); cabide solidário (doação de roupas); orientações jurídicas.

Segurança Pública: acompanha o evento com equipes da guarda municipal e ouve as demandas da localidade.

Viva Procon: agendamento da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN); atendimentos para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista ⁠- CIPTEA; atendimentos da Junta Militar (emissão de reservista); carteira de trabalho digital.

Direitos Humanos: Cine Direitos Humanos

Habitação: Informações e orientações sobre o MCMV urbano e rural.

Limpeza: Orientações sobre descarte e acontecimentos do lixo.

Desenvolvimento Econômico: atendimento da sala do empreendedor itinerante; emissão de carteira de trabalho; atendimento do Sine itinerante com cadastro; orientações e agendamento do seguro desemprego; inscrições de cursos em parceria com Senac; serviço de barbeiro, em parceria com o Senac, com ex-alunos da instituição.

Ouvidoria: Registro e mediação de dúvidas, reclamações, denúncias, sugestões e elogios por parte da população para que a gestão possa melhorar o serviço prestado junto ao público nas mais diferentes áreas.