24 de abril de 2024

Programa Período Digno ajuda diminuir evasão escolar na Rede Municipal de Ensino em Timon

Antes mesmo de o Governo Federal assinar o decreto 11.432/2023, que determina a distribuição de absorventes higiênicos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Timon já mantinha a política de promoção da dignidade menstrual nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Saindo na frente em uma das políticas públicas mais importantes para o combate à pobreza menstrual, a Prefeitura instituiu, ainda no ano de 2021, o programa Período Digno, viabilizando a distribuição de absorventes higiênicos para todas as alunas a partir de 11 anos de idade, somando quase 5 mil estudantes beneficiadas mensalmente.

O programa surgiu a partir do Projeto de Lei encaminhado pela Prefeita de Timon, Dinair Veloso, e aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores. As distribuições iniciaram no ano de 2022, na volta das aulas presenciais após a pandemia da Covid-19. Até o momento, 54 mil unidades do item foram adquiridas e enviadas para as escolas, somando um investimento de mais de 80 mil reais.

“A distribuição deste item de higiene contribuiu, sem dúvidas, para um melhor acolhimento das nossas alunas na escola, visto que, durante esse período, notava-se a ausência delas nas aulas, muitas vezes não usufruir do item em casa. A iniciativa da Prefeitura nos possibilita proporcionar a elas o acesso aos cuidados de higiene e, assim, combater a evasão escolar, já que todas se sentem seguras em frequentar as aulas sem qualquer tipo de constrangimento. Ficamos muito gratos por esse olhar atencioso na nossa Rede de Ensino, pois o bem-estar das estudantes é muito importante para um bom desenvolvimento escolar.”, pontuou Gislene Santos, gestora da Escola Municipal Raimunda de Carvalho Sousa, no bairro Cidade Nova.

A entrega dos itens para as alunas acontece individualmente, sem qualquer tipo de exposição, e as estudantes que necessitam do item podem solicitar, mensalmente, na diretoria da instituição em que está matriculada.