Os Centros de Atenção Psicossocial de Timon (Caps Infantil, Álcool e Drogas e Adulto) receberam, na última semana, a implantação do Sistema de Informação em Saúde Mental (Sismental), que permite a integração entre as unidades estaduais e municipais, facilitando a troca de informações sobre pacientes e o melhor controle, por exemplo, da distribuição de medicamentos.
De acordo com a coordenadora da Saúde Mental de Timon, Roselma Assunção, o programa otimizará o trabalho, promovendo acessibilidade das informações dos usuários através dos prontuários eletrônicos. “Estamos acompanhando a era da digitalização, grande passo na Saúde Mental de Timon”, falou empolgada.
O SISMENTAL foi desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e tem como objetivo a coleta e o processamento de dados, fornecendo elementos para análise da situação da Saúde Mental no Estado, subsidiando a busca de possíveis alternativas para a tomada de decisão pelos gestores de Saúde. O programa foi instalado em Timon por técnicos da SES.
“Todos os pacientes do CAPS serão cadastrados com seus dados, bem como as informações sobre o seu tratamento. Essas informações serão importantes para traçar um perfil dos usuários da Saúde Mental em todos os municípios do Estado, otimizando a aplicação de recursos e articulação da Rede de Atenção Psicossocial”, informou o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.