16 de abril de 2024

Prefeitura de Timon distribui 600 mudas de alface para horticultores do município

As mudas irão compensar as perdas de hortaliças que comumente ocorrem no período chuvoso

Mantendo o compromisso de proporcionar melhores condições de trabalho a horticultores do município, a Prefeitura de Timon distribuiu, na última semana, aproximadamente 600 mudas de alface para serem plantadas e cultivadas nas hortas comunitárias do CSU e do Mutirão. A entrega foi realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEMDR), que faz o acompanhamento técnico semanal das hortas comunitárias.

Dentre os objetivos das ações da SEMDR junto às hortas comunitárias estão: o incentivo à agricultura familiar, o apoio alimentar nutricional e o auxílio na economia doméstica. No caso dessa distribuição de mudas de alface, a intenção também foi reparar perdas da hortaliça que ocorrem com facilidade durante o período chuvoso, como explica o técnico da SEMDR Luís Segundo.

“No período de chuvas, o excesso de umidade prejudica o desenvolvimento das hortaliças em geral, porque facilita o surgimento de doenças fúngicas. E foi pensando nisso que a Secretaria de Desenvolvimento Rural decidiu produzir as mudas e doar, para compensar as perdas que naturalmente ocorrem nessa época”, detalha Luís Segundo.

A Horta Comunitária do CSU, na Avenida Tiúba, atende em média 30 famílias, enquanto na horta do Mutirão são beneficiadas cerca de 40 famílias. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigues Neto, o trabalho do Poder Público Municipal consiste não apenas em instalar melhorias, mas também em acompanhar os resultados. Com isso, a Prefeitura de Timon, através da SEMDR, proporciona aos agricultores e horticultores do município melhores condições de serviço e viabilidade na comercialização da produção.

“Esse acompanhamento viabiliza, por exemplo, que essas famílias que atuam nas hortas sejam cadastradas junto ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). E isso estimula o aumento da produtividade deles, promove a inclusão social e fomenta a economia no campo”, acrescenta o secretário.