15 de abril de 2024

Projeto TEApoio agiliza exames para cadastro de crianças na Farmácia Estadual

Crianças  e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) participaram, nesta segunda-feira (15), de mutirão de exames oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Foram feitos eletrocardiograma, avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, hemograma, dentre outros. A ação denominada “TEApoio” foi realizada na Policlínica e Laboratório Municipal.

O objetivo é agilizar exames e consultas necessárias para o cadastro das crianças e adolescentes junto à Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME) para aquisição de medicações que devem ser ofertadas pelo Estado.

“Com o cadastro realizado, as crianças poderão ter acesso ao medicamento risperidona, que tem que ser fornecido ,obrigatoriamente, pela FEME. Hoje, iniciamos o mutirão com exames, e no decorrer da semana, iremos realizar consulta com psiquiatra para agilizar os laudos”, ressalta Camila Benigno, coordenadora da Rede de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

Silvia Nonato, mãe de um menino de 6 anos que faz tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infanto Juvenil, aprovou a ação e destacou que é preciso que a risperidona seja oferecida pelo Estado.

“O que eu puder fazer para agilizar, vamos fazer. Muito importante a prefeitura agilizar os exames para gente dar entrada no pedido na Farmácia Estadual, já que a risperidona é cara. A demanda pela medicação aumentou muito”, disse.

As crianças e adolescentes que participam do projeto TEApoio são pacientes do CAPS Infanto Juvenil e do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Maria do Carmo Neiva.

“Vale ressaltar que para as crianças que não entraram na ação, a Prefeitura  vai continuar oferecendo a risperidona”, acrescenta Camila Benigno.