13 de abril de 2024

Crianças e idosos aproveitam Dia D e se vacinam contra gripe em Timon

A Prefeitura de Timon promoveu uma mobilização especial para incentivar a vacinação contra a Gripe no município.

Neste sábado (13), o Dia D contra a Gripe levou a vacina para 11 pontos estratégicos  da cidade , entre Unidades Básicas de Saúde, mercados, supermercados e escolas. O público-alvo da campanha, principalmente crianças e idosos, aproveitou a mobilização especial para se imunizar.

A dona Maria das Graças Morais e seu esposo Valdemar Oliveira, ambos de 72 anos, chegaram cedo no ponto de vacinação da  Creche Jailson Nascimento para serem vacinados contra a gripe.

“Eu vim logo, pois é muito importante tomar a vacina contra a gripe. A vacina no dia de sábado facilita muito o acesso. Eu e meu marido viemos logo e agora estamos vacinados”, disse Maria das Graças.

A pequena Maria Júlia Soares, de 5 anos, também aproveitou o Dia D para se vacinar. A mãe dela a levou para o ponto de vacinação da Ceasa.

“No corre da semana, acabei não tendo tempo para vacinar minha filha.  Moro aqui ao lado da Ceasa e hoje aproveitei. Muito boa essa ação da Prefeitura”, ressaltou Rita Carvalho, mãe da menina.

O secretário municipal de Saúde, Victor Serra, acompanhou o Dia D da  vacinação contra a gripe em todos os 11 pontos.

“Quero agradecer ao empenho de todos os profissionais neste Dia D da vacinação contra a gripe. É uma prioridade da Prefeitura de Timon ampliarmos a cobertura vacinal. Lembrando que a campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio , e o público-alvo pode ser vacinado em todas as Unidades Básicas de Saúde nos turnos manhã e tarde, de segunda a sexta. Peço que a população compareça aos postos de vacinação”, destaca o secretário municipal de Saúde, Victor Serra.

Podem ser vacinados contra a gripe  idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, bebês de 6 meses a crianças menores de 6 anos, pessoas imunocomprometidas ou com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, professores, caminhoneiros, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e de forças de segurança e salvamento.

“A vacina contra gripe é de suma importância, pois reduz as complicações, internações e óbitos por infecção pelo vírus influenza. As doses são trivalentes, ou seja, protegem contra influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B”, explica Clayre Anne Vasconcelos, coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde.

Para receber o imunizante , é necessário levar RG, CPF ou cartão do SUS, cartão de vacina, documento de identificação da categoria profissional, laudo médico ou receita de medicação de uso contínuo (para casos de doenças). Puérperas devem comprovar data do parto, com caderneta de pré-natal.