13 de abril de 2024

Defesa da Mulher: Secretaria da Mulher de Timon celebra 3 anos

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) de Timon celebra três anos de dedicação em prol dos direitos das mulheres.

A criação da instituição há 3 anos foi um marco na caminhada para a instituição de políticas públicas, assistência e acolhimento às mulheres na comunidade, oferecendo apoio, assistência e oportunidades para aquelas que enfrentam desafios relacionados à violência de gênero e à desigualdade social.

Desde sua criação, em 2021, a SMPM tem desempenhado um papel fundamental na implementação de projetos que visam combater a violência doméstica, proporcionar assistência social e promover a capacitação das mulheres de Timon. Com uma sede própria e espaços dedicados à luta contra a discriminação de gênero.

Entre os diversos serviços oferecidos pela SMPM, destacam-se a Sala OAB, onde é possível obter atendimento jurídico especializado em casos de violência, e a Sala Lilás, um canal de ouvidoria e escuta para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Além disso, a secretaria conta com uma equipe técnica composta por profissionais qualificados, incluindo assistentes sociais, psicólogas e advogadas, que trabalham para garantir o bem-estar e a segurança das mulheres atendidas.

A SMPM tem desenvolvido uma série de projetos em parceria com outras entidades e órgãos locais, como o Mulher Guardiã, Café com elas e a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, visando ampliar seu alcance e impacto na comunidade.

“Nossa sede, com seus diversos espaços dedicados ao atendimento, à capacitação e ao apoio psicossocial, tornou-se um refúgio seguro para aquelas que precisam de nós. Através de parcerias estratégicas com instituições e órgãos locais, temos ampliado ainda mais nosso alcance, garantindo que nenhuma mulher se sinta sozinha em sua luta”, disse a secretária da Mulher de Timon, Juliana Leite.

A secretaria também tem promovido ações de capacitação, como o Curso de Gestor de Microempresa em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), oferecendo às mulheres oportunidades de desenvolvimento profissional e econômico.

Em meio às celebrações de seu terceiro aniversário, a Secretaria da Mulher de Timon reafirma seu compromisso de continuar lutando pelos direitos e pela dignidade das mulheres, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária. “É um trabalho de dedicação, pensado para atender às mulheres de forma acolhedora e qualificada. Esta é uma das marcas da gestão do Governo Municipal e reiteramos nosso compromisso de seguir em frente com determinação e dedicação às mulheres de nossa cidade”, concluiu a secretária.