11 de abril de 2024

Secretaria de Saúde incentiva cuidado com a saúde bucal das gestantes

Durante a gestação, as mulheres precisam de cuidados especiais quanto à saúde bucal. A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, durante todo mês de março, intensificou ações de pré-natal odontológico às gestantes do município.

A campanha iniciou com formação continuada para os profissionais de Saúde Bucal da Prefeitura, onde discutiram os Mitos e Verdades do Atendimento Odontológico de gestantes.

“Além de capacitação para os dentistas e auxiliares do município, investimos em conversar diretamente com a gestantes, realizando palestras, orientações e atendimentos. É fundamental que a saúde bucal seja prioridade na gestação. O ideal é que, antes mesmo de engravidar, a mulher já procure um dentista”, explica o coordenador de Saúde Bucal do município, Ézio José.

Durante o mês de março, foram realizadas mais de 50 palestras educativas para gestantes que fazem pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde.

Também foram dadas orientações de como as gestantes devem cuidar da saúde bucal, aplicação tópico de flúor, entrega de kits de escovação e panfletos educativos.

“O projeto foi um sucesso, pois houve uma participação ativa das equipes, parceiros e principalmente da comunidade. Reconhecemos que o objetivo foi alcançado, pois cerca de 570 gestantes foram assistidas pela campanha e terão acompanhamento odontológico durante a gravidez”, ressalta Ezio José.