9 de abril de 2024

Dia da Biblioteca: Investimentos em Salas de Leitura e Caixas Literárias ampliam acesso de estudantes de Timon

O dia 9 de abril é dedicado a um importante dispositivo de disseminação de conhecimento – a Biblioteca. Nesta data, o Brasil eleva as grandes conquistas na ampliação do acesso à leitura, por meio de espaços ricos e inclusivos, que acolhem pessoas de todas as idades e classes, e se tornam ferramentas de transformação através da educação.

Em Timon, a Prefeitura realiza diversos investimentos para esta finalidade, como na implantação de espaços de leitura e na ampliação do acervo literário em escolas da Rede Municipal de Ensino. Atualmente, o município dispõe de mais de 30 salas de leitura, sendo duas Girotecas – que são espaços com o acervo bibliográfico de mais de 4 mil obras, 40 tablets, quatro computadores desktops, projetor, impressora multifuncional, mesa tecnológica com quatro estações de trabalho remoto e Smart TV.

Além da criação desses ambientes, a Prefeitura distribuiu para as escolas das zonas Urbana e Rural, 390 caixas literárias contendo quase 30 mil livros paradidáticos. As caixas estão sendo utilizadas na implantação do Cantinho da Leitura em todas as turmas de 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental, e os alunos poderão ter acesso tanto em sala de aula, como levar para casa, de acordo com o planejamento do professor.

“Esses investimentos, para nós, são muito relevantes. Nosso acervo literário é de fundamental importância em cada sala de aula, para que os professores e alunos sejam ainda mais protagonistas de um mundo leitor. Esses livros são instrumentos para a alfabetização e dão muito mais suporte para que os professores possam trabalhar a leitura fluente dos nossos alunos.”, explicou Francisca Lima, Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.