7 de abril de 2024

Valorizando capacidades, respeitando limites: II Caminhada do Autista mobiliza timonenses e promove a inclusão

Pelo segundo ano consecutivo, a Caminhada de Conscientização sobre o Autismo mobilizou um grande público, nesse domingo (07), na região da Praça São José. A iniciativa é fruto de parcerias entre a Prefeitura de Timon, OAB – Subseção Timon, Vara da Infância e da Juventude, projeto Flores Azuis, bem como as associações de Mães e Familiares de Crianças e Adultos Especiais de Timon (AMFCAET), Amigos dos Autistas (AMA), de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), dos Deficientes Visuais (ADEVIT), e de Cidadãos por mais Educação, Saúde, Esporte, Saúde, Cultura e Lazer (ACEESCULT).

Nesse ano, a caminhada abordou a temática “Valorizando as capacidades, respeitando os limites”, visando atrair o olhar das pessoas para a busca de mais informações sobre a causa, com foco no combate ao capacitismo e na promoção da inclusão.

“Quanto mais as pessoas souberem sobre o autismo, mais elas vão entender que autismo não é doença ou “coitadismo”, que lugar de autista não é dentro de casa, isolado, que eles podem estar em qualquer lugar, e isso é importante pra que as pessoas conheçam.”, pontuou Nilsa Alves, técnica de enfermagem e mãe de duas crianças autistas.

Ainda de acordo com a mãe, a mobilização das associações e a parceria do poder público têm proporcionado importantes conquistas para a causa, especialmente no reconhecimento do Autista como ser integrante da sociedade.

“Nos últimos anos a gente vê que em todo canto que a gente chega, tem algo sobre autismo, tem uma plaquinha mostrando a prioridade, coisa que antigamente não existia. Esse ano que passou, graças a Deus, a gente conseguiu também carteirinha do Autista, que tem o CID, isso é importante porque a gente já sabe que no local que a gente vai, não precisa levar laudo, porque a carteirinha já identifica.”, frisou a técnica de enfermagem.

Segundo Apoliana Gomes, presidente da AMFCAET e uma das mobilizadoras da Caminhada, a iniciativa foi realizada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no último dia 2 de abril.

“Realizamos essa caminhada hoje para que pudéssemos trazer uma maior concentração do público autista, das mães, familiares e apoiadores da causa. Hoje nós estamos com público do Maria do Carmo Neiva, APAE, Flores Azuis, AMFCAET, AMA, CAPS INFANTIL, CER e toda Timon. A Prefeitura contribuiu dando suporte em tudo que foi necessário, a questão da alimentação, e foi uma união tanto das entidades quanto do poder público.”, explicou a mobilizadora.

Em Timon, além do apoio em toda a articulação e logística da caminhada – como transporte, alimentação, pintura de rosto e ponto de hidratação – a Prefeitura mantém diversos investimentos em prol inclusão desse público.

“Hoje nós estamos participando da segunda caminhada, mas já temos essa prática, anualmente, de manter a parceria com as associações, e nós, enquanto representantes da Prefeitura, realizamos também esse trabalho dentro das nossas escolas, através de profissionais de apoio, que são os cuidadores educacionais, que estão juntamente com os estudantes autistas ou qualquer outro estudante com deficiência, dando todo o suporte para que cada um se desenvolva, juntamente com os professores, no ensino regular.”, finalizou Andreia Viana, Coordenadora de Educação Inclusiva de Timon.