4 de abril de 2024

UBSs recebem visita técnica para ampliação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC)

As Unidades Básicas de Saúde de Timon recebem, esta semana, visita técnica da Coordenação de Atenção ao Cuidado Integral da Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é incentivar a informatização qualificada no Sistema Único de Saúde e ampliar o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já implantou o PEC em 21 Unidades Básicas de Saúde e em 35 equipes de Estratégia de Saúde da Família, com previsão de ampliação para todas UBSs nos próximos meses.

Na prática, o PEC substitui o prontuário de papel e, por meio da digitalização dos dados dos usuários e atendimentos, acelera o processo de trabalho e faz a integração das informações clínicas e administrativas. A informatização da rede de atendimento é fundamental para a melhoria dos indicadores do Previne Brasil, modalidade de financiamento do Governo Federal para o custeio da Atenção Primária.

“Hoje, temos internet em todas equipes de Estratégia de Saúde da Família e estamos ampliando o PEC para todas UBSs. É muito importante essas visitas técnicas da Coordenação de Atenção ao Cuidado Integral da Secretaria de Estado da Saúde, pois mostramos nossos avanços e firmamos compromisso de sempre avançar”, explica Maria José Araújo Torres, coordenadora da Rede de Atenção Primária à Saúde do município.