A Secretaria Municipal de Saúde de Timon, em parceria com o SENAC Timon, está promovendo o curso de Atendimento Humanizado, direcionado às recepcionistas e servidores administrativos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Hospital Municipal do Parque Alvorada.
A iniciativa visa fortalecer a qualidade do atendimento oferecido à população, focando na empatia, na eficiência e na qualidade do serviço prestado.
O curso de Atendimento Humanizado representa um passo importante na busca pela excelência no serviço público de saúde em Timon. “Os alunos irão entender o conceito de ‘humanizado’, eles precisam entender isso. Vamos trabalhar com eles trazendo o conceito de ética, trazendo a Política Nacional de Humanização que está dentro dos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde). O curso é todo desenvolvido em cima dessa política de humanização. Eles verão os conceitos e conflitos dentro do ambiente de saúde, relações interpessoais, ética, bioética… Vamos dar todo o conhecimento para que eles não só prestem um bom atendimento de qualidade e para que saibam se cuidar também dentro deste ambiente”, enfatizou Andressa Matos, farmacêutica e ministrante do curso de Atendimento Humanizado.
Servidores que participaram do curso destacaram a oportunidade e a importância da capacitação. A experiência proporcionou não apenas aprimoramento técnico, mas também reflexões sobre a importância do acolhimento humanizado no contexto da saúde pública.
“Este curso pioneiro, em parceria com o SENAC, é um projeto do Planejamento da Secretaria de Saúde. É um momento para que os servidores aproveitem bem o que será repassado, para prestem o melhor atendimento à população de Timon, que merece e almeja por este atendimento de qualidade”, ressalta a diretora administrativa do Hospital Municipal do Parque Alvorada, Karla Naiana.
Cristina Camelo, gerente do SENAC Timon, enfatizou a importância da parceria com a Prefeitura e as secretarias municipais. Segundo ela, a colaboração entre instituições públicas e privadas é fundamental para o desenvolvimento de ações que beneficiem diretamente a comunidade, proporcionando um serviço mais humanizado e eficiente.
“O SENAC e a Prefeitura de Timon têm uma parceria de longa data, assim como as secretarias municipais também. Temos desenvolvido projetos importantes para atender às demandas dos órgãos e das comunidades. Já vínhamos trabalhando algumas projeto com a Secretaria de Saúde e hoje demos início ao Curso de Atendimento Humanizado e teremos também outro na área de Comunicação Assertiva. O atendimento qualificado é importante para organizações públicas e privadas para garantir que o usuário saia satisfeito e para que o serviço seja de excelência, ele se inicia no atendimento”, pontuou.