28 de março de 2024

A cidade que não para: Em apenas três anos, Prefeitura de Timon construiu 5 escolas e reformou 89

Nos últimos três anos, a cidade de Timon vem passando por uma verdadeira transformação na área da educação. No que tange a infraestrutura da Rede, o município vem recebendo grandes investimentos, que impactam diretamente na qualidade do ensino ofertado nas 144 escolas das zonas Urbana e Rural.

Por meio do programa Nossa Escola Nova, instituído pela Prefeitura para acelerar o ritmo de obras nos centros educacionais, nesse período, cinco escolas foram construídas do zero e 89 escolas receberam reforma e modernização. Desse total, nove unidades estão com obras em andamento, previstas para serem inauguradas ainda em 2024.

O programa tem a proposta de levar melhorias que vão além da obra. Em cada uma das instituições beneficiadas, a Prefeitura investe em novos mobiliários, equipamentos modernos, itens pedagógicos e todo o suporte necessário para que as crianças tenham a oportunidade de desenvolver suas aprendizagens.

A Escola Municipal Alfredo Simões Almeida, construída e inaugurada em 2024, é uma das instituições que chegou para melhorar as condições de acesso à educação para os moradores do Residencial Cocais. Na obra, a Prefeitura aplicou mais de R$ 3 milhões, beneficiando mais de 700 estudantes da região.

“Aqui tá ótimo, porque além de ter gerado emprego pro pessoal daqui, já vai dar uma educação muito melhor pros nossos filhos, que antes estudavam longe. E eu me sinto realizada, porque quando eu era criança minha escola não tinha essa estrutura toda, agora tem ar-condicionado, tudo muito lindo, salas limpas e organizadas, eu posso dizer com propriedade que tem estrutura de escola particular, mas é um ensino público.”, disse Ellen Bezerra, beneficiada com a escola do Residencial Cocais.

A zona Rural também foi amplamente contemplada pelo programa Nossa Escola Nova. Mesmo nas regiões mais afastadas, a Prefeitura garantiu que os alunos tivessem igualdade de oportunidades, ofertando as melhorias necessárias para assegurar a mesma qualidade de ensino da zona Urbana. Como resultado dessas melhorias, a zona Rural de Timon vem se destacando em provas e simulados municipais que medem os níveis de aprendizagens dos estudantes.

“Só temos a agradecer pelas salas climatizadas, pelos banheiros, e por tudo da escola. Agora vai melhor 100% na estrutura e no aprendizado. Antes o calor era grande, mas agora as crianças podem vir até com o casaquinho, porque agora com frio tá muito bom. Minha filha já estava se desenvolvendo, e agora com a reforma e climatização da escola ela vai aprender muito mais.”Comemorou Luana Neves, beneficiada com a reforma e climatização da Escola Municipal Dr. Probo Falcão Lopes, no povoado Fazenda Nova.