28 de março de 2024

Prevenção de afogamentos: Prefeitura orienta banhistas com informações do Corpo de Bombeiros

No período da Semana Santa, a procura por lazer em banhos de riacho na Zona Rural de Timon triplica, movimentando dezenas de povoados. O período coincide com o aumento das chuvas e, consequentemente, do nível das águas. Pensando na segurança dos banhistas, a Prefeitura de Timon procurou o Corpo de Bombeiros da cidade, para elencar um conjunto de orientações que devem ser seguidas pela população durante esses momentos de lazer.

Geralmente, os afogamentos ocorrem de maneira silenciosa, contrariando a típica cena de filme em que a vítima se debate na água e grita pedindo socorro.  Para evitar incidentes, os banhistas devem seguir à risca as orientações de segurança.

“Saber nadar é essencial, mas ainda que se saiba nadar, é preciso ficar atento a todas as outras orientações que são indispensáveis para um lazer seguro. Não se pode subestimar os riscos, nem desafiar os próprios limites”, ressalta o comandante do 7° Batalhão de Bombeiros Militar de Timon, Ten. Cel. Hélio Sena.

O coordenador de Defesa Civil do município, César Monteiro Júnior, explica que, dentre outros cuidados,  é importante conhecer o local de banho, redobrar a atenção com crianças e evitar o consumo de álcool antes de entrar na água. Outra recomendação importante é em relação a banhos em locais onde há cachoeiras.

“Existem alguns riachos aqui da nossa Zona Rural em que há o risco de tromba d’água. Então, a gente orienta que as pessoas evitem esses riachos onde há cachoeiras e, caso estejam tomando banho nesses locais e comece a chover, saiam imediatamente, pois tromba d’água chega de repente e, de maneira muito rápida, alaga toda a região”, explica César Júnior.

O Corpo de Bombeiros de Timon elencou outras importantes dicas. Confira abaixo:

Conhecer o local de banho. É essencial conhecer a profundidade, saber se existe correnteza, se há presença de rochas ou de outros riscos.

Atenção redobrada com crianças. Esteja, a todo momento, ao lado delas. Um dos maiores fatores de risco é a falta ou o descuido na supervisão de crianças por um adulto. A presença de guarda-vidas não deve substituir essa supervisão. Além disso, crianças devem estar com boias adequadas à idade e certificadas pelo INMETRO.

Cuidado com o aumento do nível das águas. Antes de ir até os riachos, verifique como foi o tempo no dia anterior, ou até dois dias antes. Caso tenha chovido, atentar para o aumento do nível das águas, que pode ter aumentado e a profundidade pode estar acima do que você está acostumado a enfrentar, além da correnteza mais forte, oferecendo risco.

Em balneários particulares, onde há concentração de público, deve existir guarda-vidas, além de informativos e alertas sobre os locais seguros para banhos. Não desobedeça às orientações e aos alertas.

Em passeios em embarcações, utilize colete salva-vidas, que deve ser de acordo com o tamanho e o peso de quem irá usar e certificados pelo INMETRO.

Não ingerir álcool ou outras drogas antes do banho de rio ou de riacho. Caso haja a ingestão, evite entrar na água. Se, ainda assim, insistir em banhar, atente para os locais seguros para banho.

Em casos de afogamento acidental, o Corpo de Bombeiros de Timon pode ser acionado pelo número (86) 98869-3434.