22 de março de 2024

Vigilância Sanitária de Timon realiza blitz de orientações sobre venda de pescados

A Secretaria Municipal de Saúde de Timon, por meio da Vigilância Sanitária, iniciou uma série de  ações de orientação aos consumidores e vendedores sobre pescados. Nesta sexta-feira (22), as equipes da Vigilância Sanitária estiveram na Ceasa de Timon,  orientando sobre os aspectos sanitários, de higiene e de qualidade dos alimentos mais consumidos na quaresma.

Os pescados são alimentos saudáveis, mas altamente perecíveis. Por isso, é preciso estar atento às condições de venda do produto para o consumo.

“Além da Ceasa, também estaremos nos mercados e supermercados. Durante as ações, serão afixados informativos nesses estabelecimentos que vendem produtos alimentícios como peixe e ovos. É uma ação  imprescindível, para que a população possa adquirir alimento seguro, com requisitos de qualidade, em bom estado de higiene e conservação. Isso evita as doenças transmitidas por alimentos”, explica Darlla Juliana, coordenadora da Vigilância Sanitária.

Fique atento na compra dos peixes frescos.

Reparar as condições de limpeza do estabelecimento, organização dos alimentos e higiene dos vendedores é a primeira precaução do consumidor. Em seguida deve-se notar:
  • Se os pescados estão longe de materiais que possam contaminá-los, como areia, pedaços de metais, plásticos e/ou poeira, produtos químicos (combustíveis, sabão e/ou detergentes) e biológicos (bactérias, vírus e/ou moscas);
  • Se estão em bom estado de conservação: mantidos sob refrigeração ou sob uma espessa camada de gelo;
  • Reparar a qualidade do peixe examinando sua forma:
  1. os olhos devem ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho;
  2. pele úmida, firme, bem aderida e sem presença de manchas;
  3. escamas unidas, brilhantes e fortemente aderidas à pele;
  4. brânquias de cor rosa ao vermelho intenso, úmidas, brilhantes e sem viscosidade (muco);
  5. abdômen aderido aos ossos e de elasticidade marcante;
  6. odor, sabor e cor característicos da espécie que se trata.

Peixes no supermercado

• Verificar as condições das embalagens e não comprar alimentos com embalagens violadas, amassadas, rasgadas, molhadas, furadas ou com outros sinais de alteração;
  • Observar se no rótulo consta o nome e endereço completo do fabricante, data de validade, selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou Serviço de Inspeção Federal (SIF) e se há instruções quanto à conservação do produto;
  • Os produtos devem ser expostos sempre em cima de prateleiras ou balcões, protegidos, e se estiverem refrigerados e/ou congelados, mantidos na temperatura indicada pelo fabricante.