22 de setembro de 2017

Timon sedia IV Fórum Estadual de Cultura

O encontro foi marcado pelo processo eleitoral dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão

EA9A0660

É a primeira vez que o Fórum Estadual de Cultura do Maranhão é realizado fora da capital São Luís. Realizado nesta sexta-feira, 22, no Colégio Militar de Timon, o encontro, que está na sua quarta edição, foi marcado pela a eleição dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura, para o Biênio 2017-2019. Representantes dos segmentos artísticos, sociedade civil e poder público dos 217 municípios maranhenses estiveram presentes no fórum. A ideia foi descentralizar as discussões de cultura do estado.

EA9A0652

O presidente do Instituto de Previdência de Timon e ex-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lázaro Martins, esteve no fórum representando o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, e o presidente da Fundação Municipal de Cultura, João Batista.

EA9A0650

Lázaro Martins ressaltou a importância da realização desse fórum no interior do estado. “Descentralizar as ações e discussões de políticas públicas para a cultura é fundamental. Temos que aprofundar e fortalecer a cultura no nosso estado, e aqui em Timon, na gestão do prefeito Luciano e com o apoio do governador Flávio Dino, temos tido avanços. Assim, em fóruns como esse, temos a oportunidade de buscar mais acessos à cultura e de nos estruturar melhor, e assim desenvolver mais projetos para a área cultural”.

EA9A0658

O Secretário de Cultura e Turismo do Maranhão, Diego Galdino Araújo, também destacou a proposta de descentralizar as discussões sobre cultura. “Descentralizar é uma forma de valorizar todas as cidades maranhenses, pois nosso estado tem uma das maiores diversidades culturais do país, por isso estamos aqui em Timon recebendo todos do Maranhão para realizarmos esse grande fórum”.

A programação do IV Fórum Estadual de Cultura será encerrada no final do dia com apresentações culturais.

EA9A0668

EA9A0662