O Dia Internacional da Mulher será celebrado com atenção ativa e especial às mulheres timonenses. A Prefeitura de Timon realiza, nesta sexta-feira, 8 de março, o “Dia D de Atendimento às Mulheres”. A programação da prefeitura, das 8h às 17h, vai intensificar serviços voltados à saúde da mulher no Hospital do Parque Alvorada (HPA), CAISM, CAEMI, Policlínica e CAPS, além de oferecer atualização de Cadastro Único e Cabide Solidário para pessoas em situação de vulnerabilidade Social.
Durante todo o dia, a prefeitura vai promover uma força-tarefa de acolhimento, cirurgia, avaliação, consulta e informação sobre a saúde da mulher. O “Dia D de Atendimento às Mulheres” vai incluir serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) e Secretaria da Mulher. A população e servidoras públicas da área da Saúde e da Limpeza serão contempladas dentro da programação, que será realizada em diferentes locais de atendimento médico em Timon.
“A realização do ‘Dia D’ de atendimento às mulheres é um compromisso com a promoção do cuidado e bem-estar feminino em Timon. Ao intensificar os serviços em diversas áreas, reafirmamos a importância de fortalecer laços comunitários e garantir que todas as mulheres tenham acesso às ações necessárias para uma vida saudável e plena”, afirma a prefeita Dinair Veloso.
No “Dia D”, o HPA vai oferecer o mutirão de pequenas cirurgias para mulheres, serviços de avaliação de glicemia, pressão, testes de hepatite e sífilis. Já o CAEMI, vai realizar o Circuito das Gestantes, com atendimento obstétrico, psicológico, nutricional, de enfermagem e roda de conversa sobre o Projeto Maternando.
No CAISM terá agendamento intensivo de mamografia, mastologia e ginecologia, além de oferecer oficina de beleza. No CAPS, as profissionais da saúde vão receber orientações sobre autocuidado, saúde e dicas de beleza. Enquanto, na Policlínica, as agentes de limpeza terão um dia destinado a consultas oftalmológicas, dermatológicas, serviços de beleza e brindes.
Vale lembrar que a força-tarefa de atendimento médico à mulher vai até o dia 8 de abril.
Com o apoio da Secretaria da Mulher, a programação especial vai incluir oficina de beleza, café da manhã, Cabide Solidário para doação de roupas e roda de conversas sobre empoderamento.
Por meio da Semdes, será possível atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) e manter em dia o recebimento de benefícios sociais, como Bolsa Família.