A Prefeitura de Timon tem ampliado o atendimento de saúde integral às mulheres do município. O Centro de Apoio Integrado à Saúde da Mulher (CAISM) realizou, em 2023, quase 11 mil consultas com ginecologista e mastologista.
Entre os serviços ofertados no CAISM estão: exames de mamografia, ultrassonografias de mama, gestacional e transvaginal, consultas com ginecologista, mastologista, atendimento com nutricionista, psicologia, colposcopia, vulvoscopia, nutrição, inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino), biópsia, serviços de enfermagem, citologia, serviço social, dentre outros.
O CAISM funciona nos turnos manhã e tarde e os atendimentos são referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“As pacientes primeiro são atendidas pelos médicos da Atenção Primária e, de lá, são encaminhadas para o CAISM”, explica a coordenadora do CAISM, Marcela Paiva.
Em 2023, o CAISM realizou 10.683 consultas com ginecologista e mastologista, 4.387 mamografias, 16.639 citopatologia (método de rastreamento do câncer do colo do útero), 5.731 ultrassonografias, 11.819 atendimentos de enfermagem, dentre outros.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, destaca a importância do CAISM, na implantação das políticas de saúde da mulher no município.
“O CAISM oferece um atendimento multiprofissional e é referência na assistência de saúde às mulheres. Na gestão da prefeita Dinair Veloso, o CAISM foi contemplado com uma nova estrutura, o que possibilitou o aumento de atendimentos”, destaca o secretário municipal de Saúde , Márcio Sá.
Março Lilás
No próximo 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o CAISM fará a abertura da campanha Março Lilás, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer do colo do útero.
Na programação, haverá palestras sobre prevenção ao câncer do colo do útero, rodas de conversa sobre empoderamento feminino, dentre outras ações.